Vai  para a página inicial do Motor Clube Adicione o MotorClube.Com.Br em seus sites favoritos! Defina o MotorClube.Com.Br como sua página inicial! Receba novidades do Motor Clube de forma automática (Feeds) Adicionar ao iGoogle border border
border
border
border  Hoje no MotorClube border Matérias border Preços border Fotos border Vídeos border Papéis de Parede border Cadastre-se border Sobre nós  
border border
border
border border
 
border
border
border
border
border
border
border
border
border
border

border
Matérias sobre Direção Segura - Leis de Trânsito Imprime Matéria Envia Matéria
border border border border
border
 border
border
Sistema de airbags

Você é a favor da lei do airbag?
publicado em 03/06/2008

 
2007 / 2008 Ford Courier L 1.6 ( flex ) Branco 2P Flex - SP ... VOLKSWAGEN NEW BEETLE 2.0 MI 8V GASOLINA 2P MANUAL - Amarelo... 1996 / 1996 Ford Pampa L 1.6 ( cab. simples ) Branco 2P Gaso... 2006 / 2006 Toyota Corolla Fielder 1.8 16V ( aut ) Azul P Ga... TOYOTA HILUX 3.0 SRV 4X2 CD 8V DIESEL 4P MANUAL - Azul - 200... FORD COURIER 1.6 MPI L 8V GASOLINA 2P MANUAL - Prata - 2003 ...
 
Preços de Equipamentos Eletrônicos

Depois que a Câmara dos Deputados aprovou no mês de maio a obrigatoriedade do uso de airbags em todos os veículos produzidos no Brasil, abriu-se a discussão sobre a elevação de preços do carro "popular" e sobre a inclusão do sistema de freios ABS na nova lei de segurança.

Baixe papel de parede:
Sistema de Airbags
1024x768   1280x960   1600x1200


Leia também:

 
Airbag: segurança ou perigo?

 
Entenda como o freio ABS pode salvar sua vida!

Lei ainda não entrou em vigor
Sendo criada e aprovada pelo Senado, passou pela Câmara dos Deputados e teve alguns detalhes modificados. Agora precisará ser novamente aprovada pela Câmara e Senado para que ganhe sanção presidencial e entre em vigor.

Freio ABS deveria ser obrigatório
Segundo Harley Bueno, diretor de Segurança Veicular da Associação Brasileira de Engenharia Veicular (AEA), a lei vai beneficiar o motorista, mas considera um erro não tornar o uso do sistema de freio ABS obrigatório também.

Brasileiro não valoriza segurança
Num país onde ter o retrovisor no lado direito já eleva bastante o preço, teme-se que a lei do airbag pese bastante no bolso do consumidor. Por outro lado, o brasileiro está acostumado a valorizar apenas a aparência do veículo e não considera questões de segurança. O uso do airbag e principalmente do freio ABS é um grande diferencial para salvar vidas.

Qual a sua opinião?

Texto:
Equipe MotorClube

 border
 
TV 32" LCD VIERA HIGH DEFINITION TC-32LX80LB - PANASONIC LG L196WTQ Widescreen LCD 19 Polegadas Xsound PlayerVision Epson POWER CINEMA 20 LCD Samsung Ultra SlimFit CL21Z50MQLX Tela Plana 21 Polegadas Bright Home Theater 5.1M c/ Controle  Prata
 

 border
 border
Comentários
 1º  Márcio Teixeira
Data: 02/06/2008 03:09
Atividade: empresario
Cidade:  Conselheiro Lafaiete MG

Sou a favor sim. É mais segurança para todos nós em um trânsito cada vez mais violento e motoristas irresponsáveis cada dia aumenta mais. 

 2º  antonio neto
Data: 02/06/2008 05:39

Atividade: Chefe de oficina
Cidade:  Fortaleza Ce

Sim sou a favor, pois está provado que airbags tem mais salvado do que tirado vidas. 

 3º  Ivan Batista
Data: 02/06/2008 07:05

Atividade: Funcionário Público
Cidade:  Rio do Janeiro

Não sou a favor. Chega de impor situações para os cidadãos. Não somos débeis mentais. Tudo é sempre em benefício da indústria. 

 4º  roberto carvalho
Data: 02/06/2008 09:55

Atividade: indústria
Cidade:  belo horizonte

Sou a favor do airbag, assim como da exigência dos freios ABS. É preciso que a vida e a segurança venham em primeiro lugar, todos os carros deveriam sair de fábrica com este dois itens. Já está mais que comprovada a eficácia na preservação de vidas humanas, e a legislação tem que conter estes itens. 

 5º  Otto
Data: 02/06/2008 09:55

Cidade:  BH

Não sou afavor da obrigatoriedade, mas que o airbag seja opcional em toda linha e não só nas top. Quer correr o risco e não ter problema é seu. 

 6º  FMC
Data: 02/06/2008 11:01
Atividade: Representante Comercial...
Cidade:  Recife

Acho que é indiferente...pois diante dos acidentes acorridos nem os air-bags conseguiram salvar as vítimas e outra, esses acessórios encareceriam e muito os preços de carros populares. Sei que existe muita imprudência de motoristas, porém se existissem MELHORES RODOVIAS, SINALIZAÇÕES e POLICIAMENTO ADEQUADO com certeza diminuiria as fatalidades bem como os motoristas irresponsáveis. Pra onde vai tanta TAXA que pagamos em IPVA esse PAIS? É um absurdo! Não é um ou dois acessórios que vão salvar nossas vidas...tudo bem é prevenção, mas existe problemas bemmmmm maiores que este pra resolver de nossas estradas...pense bem! 

 7º  DEOLINDO M.M. FILHO
Data: 02/06/2008 11:43

Atividade: AUTONOMO
Cidade:  RECIFE

SOU A FAVOR SIM,DESDE QUE SEJA UM ITEM DE SERIE E NAO HAJA ELEVACAO DO PRECO DO VEICULO. OS CARROS DEVERIAM TAMBEM SER FABRICADOS A DIESEL. 

 8º  FERNANDO P.
Data: 03/06/2008 12:34

Atividade: ENG CIVIL
Cidade:  RECIFE

Se é para ter um acessório de segurança nos carros de uso obrigatório, esse deveria ser sem dúvida o ABS! Com ele os acidentes se reduziriam e MUITO! Pode comprovar, maioria dos acidentes de trânsito o Air Bag nem em funcionamento entra(pois é necessário muita velocidade para tal) Coisa que o ABS sem dúvida resolve!
Pegue um carro popular(UNO, CELTA, PALIO, GOL, CORSA...) com seus pneus de largura 145, 165 e 175(normalmente) e pise com força no freio a 50km/h, 60km/h... e veja o quanto seu carro vai percorrer até parar totalmente. Agora faça a mesma coisa em um veículo dotado de freios ABS e veja a diferença. Que é muita. Agora imagine isso aí na chuva.... não preciso nem dizer o que aconteceria não é?
Da uma olhada nesse video aqui, que resume o que eu quero dizer!

http://br.youtube.com/watch?v=SnrUXeK7JRA 


 9º  EDUARDO PEEL
Data: 03/06/2008 01:23

Atividade: ADM DE EMPRESAS - CONSULTOR
Cidade:  SANTOS

SOU A FAVOR DE ABS + AIRBAGS: pois tive GOLF com estes equipamentos e me dava extrema segurança nas freadas (ABS) e os air bags NAO cheguei a precisar - ainda bem, mas eu prefiro carros com estes equipamentos de fabrica. Hoje tenho uma SPACEFOX e estou sentindo a diferença e a INSEGURANÇA que tenho ao precisar frear em tempos de chuva e freadas inesperadas - a SPACEFOX rebola um pouco para tentar parar. ESTOU ARREPENDIDO DE NAO TER ADQUIRIDO UM VEICULOS COM ABS E AIR BAGS.

grato
EDUARDO PEEL 


 10º  paschoa
Data: 03/06/2008 01:46

Atividade: vendas
Cidade:  rio de janeiro

Lógico que eu sou a favor, só aqueles que não sabem nada de segurança podem ser contrário. Todos os carros na Europa tem que ter air-bags, inclusive até o Ford Ka eu vi com air-bags de fábrica. Eu e minha famíla não compramos carros sem air-bags e também sem ABS, o resto eu coloco em qualquer esquina, como; vidros elétricos, rádio cd, ar condicionado, etc... Muitos nao sabem dirigir em tempo de chuva, com o ABS iria facilitar muito para esses motorista de sábado e domingo, além de salvar vidas. Vc pode ver que todos os carros importados tem ABS e air-bags, não estou falando dos novos, até os modelos antigos já são equipados com esses itens. BRASIL ACORDA 

 11º  mauro lucio
Data: 03/06/2008 08:07

Atividade: militar
Cidade:  belo horizonte

SIM QUANTO MAIS SEGURANÇA MELHOR DEVERIA SER OBRIGATORIO VIR ESTE ITEM DE SEGURANÇA EM TODOS OS VEICULOS. 

 12º  José Márcio Aguiar
Data: 03/06/2008 08:07

Atividade: com.
Cidade:  Santa Margarida -MG

Não,não vejo muita importancia,com certeza o que precisa é uma lei que se faz cumprir seu regulamento no transito ou seja RESPONSABILIDADE.
OBRIGADO. 


 13º  Euprônio da Costa Campos Neto
Data: 03/06/2008 08:37

Atividade: Professor
Cidade:  Montes Claros - MG

Penso que a necessídade de se garantir mínima segurança aos usuários brasileiros de automóveis é inquestionável. Porém, o alto valor que se paga em um veículo automotor aqui no Brasil é um absurdo.
Pelo equivalente ao valor do um Fiat Mille brasileiro, compra-se um automóvel de elevadíssimo padrão de luxo requinte e segurança nos EUA.
É presciso dar um basta na farra das montadoras multinacionais, os nossos carros populares continuam sendo carroças.
Segurança sempre, porém, com preços lógicos... 


 14º  ALexandre Afonso
Data: 03/06/2008 09:05

Atividade: Advogado
Cidade:  Belo horizonte

Temos que considerar o fato de que os brasileiros não conhecem opicionais de segurança, porque não valorizam o equipamento ou pelo fato das fábricas não disponibilizarem os equipamentos em todos os modelos (basta pedir um veiculo na concessionária com ABS ou AIR BAG para verificarmos que qualquer uma não disporá do acessório nos veículos disponíveis, ou seja, somente através de encomenda...e mesmo assim não estão disponiveis nos modelos populares. Nós estamos fazendo fila para comprar um Ford KA "novo" totalmente desprovido de equipamentos......tenha paciência!!!
Concordo com o leitor Paschoa do Rio de Janeiro quando ele relata sobre a existência destes acessórios em qualquer modelo importado, mesmo naqueles mais antigos e mais simples (porque nós não aprendemos a questionar e valorizar estes acessorios em prol da nossa vida?).
Outro ponto que li acima e ouço em vários locais onde converso sobre o assunto, é o fato das pessoas confundirem imposto com taxa ou contribuição. Imposto é criado somente para fazer caixa do governo e taxa e contribuição têm ambas destinação específica, assim não se arrecada IPVA para gastos com rodovias, estradas, ou qualquer outra aplicação; mas CIDE (que pagamos quando abastecemos e gera um valor muito mais alto que o IPVA) é contribuição e teria que ser gasta especificamente para o que foi projetada conforme prescrito na lei 10.336/01:

O produto da arrecadação da Cide será destinada, na forma da lei orçamentária, ao:

I - pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, de gás natural e seus derivados e de derivados de petróleo;

II - financiamento de projetos ambientais relacionados com a indústria do petróleo e do gás; e

III - financiamento de programas de infra-estrutura de transportes. Olha aqui a destinação específica que deveria ser feita nas rodovias e estradas!!!

Desta forma, somente quando aprendermos questionar e cobrar pelos nossos direitos, entenderemos que ABS e AIR BAG e outros recursos de segurança automotiva (controle tração, estabilidade...) são devidos em nossos automoveis e teriamos que tê-los disponíveis pelo mesmo custo que os norte-americanos ou europeus têm em seus veículos. 


 15º  jose carlos
Data: 03/06/2008 12:24

Atividade: mécanico automotivo
Cidade:  garanhuns

Sou a favor sim, tudo no que é segurança no transito tém que ser obrigatório. 

 16º  josias guedes
Data: 03/06/2008 12:27

Atividade: tecnico em informatica
Cidade:  rio de janeiro

Sou a favor de tudo que diz respeito a segurança em veículos, pois cada vez mas o trânsito fica violento não por causa dos veículos mas porque pessoas são despreparadas e não ligam para sua segurança devido a confiança que tem no veículo, por esta razão air bag, freios ABS,sensores de aproximação e computador de bordo que informe tudo que se passa no veículos deveria ser obrigatório e vir de fábrica.ja perdi um amigo com morte fatal por causa de animal na pista, se tivesse air bag ele estaria vivo hoje. 

 17º  RAMON LIMA
Data: 03/06/2008 12:59

Atividade: concursando
Cidade:  Ipatinga

Tá todo mundo esquecendo que essa obrigatoriedade vai elevar e muito o preço dos seguros já que a chance de PT cresce e muito com o acionamento dos air bags. Assim, o Brasil deixa de ter carros populares no sentido ´utópico´ da expressão... 

 18º  Julio
Data: 03/06/2008 02:06

Atividade: engenheiro automotivo
Cidade:  BH

Sou a favor mesmo é do ABS, e airbag opcional em todos os veículos... 

 19º  Rômulo Santos
Data: 03/06/2008 03:02

Atividade: Militar
Cidade:  João Pessoa

Freios ABS e AirBags, são itens importantes que devem ser de série e não opcionais, aumentam a segurança, coisa que as montadoras do Brasil não se preocupam.

ABS: Obrigatório.
Airbags: Obrigatório. 


 20º  Helio
Data: 03/06/2008 06:37

Atividade: Médico.
Cidade:  Rio de Janeiro

Como profissional de saúde não poderia ser contra.
Mas além disso, o air-bag poderia ter salvo a vida de meu filho, que faleceu há 11 anos em um acidente, com traumatismo contra o painel do veículo. Querem mais motivos? 


 21º  Delquides José Soares Filho
Data: 03/06/2008 06:52

Atividade: Metalúrgico
Cidade:  Juiz de Fora

Segurança nunca é demais, preço têm que ser discutido, porque as montadoras já estão ganhando muito com o aumento das vendas. 

 22º  Thiago Breda
Data: 04/06/2008 09:00

Cidade:  Curitiba

Seria muito mais interessante freio ABS... assim evitamos a imperícia na hora das frenagens em curvas e em situações de perigo que com certeza são causadoras de vários acidentes, airbag salva quem esta dentro do carro, ou seja em alguma "coisa" ele vai bater do mesmo jeito... praticamente todos os acidentes hoje são decorrentes da imperícia dos motoristas, ou seja "barbeiragem" mesmo... irresponsabilidade ou álcool são porcentagens muito pequenas para toda essa repercussão, deviamos pensa em preparar melhor os motoristas, e quem não esta capacitado, vai pegar o onibus infelizmente... Esta atitude já dava um "tapa" em outro problema que é o grande numero de carros nas ruas... (veja como é simples)... 

 23º  Stefano Garcia da Silveira
Data: 04/06/2008 01:10
Cidade:  Florianópolis

Sou completamente a favor de tal lei. Incluiria, inclusive, o freio ABS em tal norma, pois acho absurdo a quantidade de cortes que as empresas fazem para diminuir os gastos. Há cortes em materiais, motor, e, segurança, claro... Tais itens são indispensáveis para a boa segurança nas vias. Em vários estados dos estados unidos, já se adotou, inclusive, o sistema de câmbio automático, sendo o cambio manual exclusivo aos esportivos.

Tais itens de segurança elevam não só a própria segurança, como também a de todos que estão próximos, evitando acidentes, etc. 


 24º  tania dellamea
Data: 04/06/2008 03:37
Atividade: comercia
Cidade:  canoas

Pelo preço dos carros no brasil que não são nada em conta perto dos outros países acho que teveria ter todos os ítens de segurança em nosso favor, mas como é Brasil só nos resta mesmo essas carroças que fabricamos aqui é. Nosso governo é quem ganha e não nós brasileiros. 

 25º  tania dellamea
Data: 04/06/2008 03:54

Atividade: comercia
Cidade:  canoas

Concordo com o Alexandre Afonso de Belo Horizonte. É isso aí Alexandre, vc falou tudo. 

 26º 
Data: 06/06/2008 12:30

100% à favor...isso já devia ser obrigatório há anos no Brasil...
freios abs fazem td a diferença...airbag tbm dependendo da situação! 


 27º  Romualdo Galdino da Silva
Data: 06/06/2008 08:44
Atividade: Motorista
Cidade:  Recife- PE

É importante ter essa lei, pois é nossa vida que esta em risco, só poderia ter esse acessório quem teve-se dinheiro, pra comprar um bom veículo. Eu sou 100% à favor. 

 28º  leonardo
Data: 06/06/2008 10:59

Atividade: motorista
Cidade:  curitiba

Pessoal, já tive a vida salva por air bag, eu voltava da faculdade numa sexta feira e fui atingido de frente por um adolescente embreagado!!!!!! Acho q eh otima a ideia de que todos os caros venham com airbag e ABS, principalmente ABS.
Mas de nada vai adiantar tornar o airbag obrigatório enquanto a populaçao não tomar vergonha na cara e respeitar as leis de transito!!!!!
Quem sabe ate naum piore se o airbag se tornar obrigatório, afinal tem gente q quanto mais seguro se sente, mais corre, mais bebe, etc.
Enfim, acho q o problema não são os nossos carros, e sim os nossos motoristas!!!!!!!!! 


 29º 
Data: 07/06/2008 03:53

eu acho que deve ser obrigatorio o airbag sim , e tambem o freio com sistema ABS independente da categoria do ou tamanho do veiculo 

 30º  Marcos Aurélio
Data: 08/06/2008 09:28
Cidade:  Maceió

Se for sancionada, essa lei obrigatoriamente deve conceder isenção de impostos para o item. Mas faria mais sentido incluir também o ABS, já que é mais importante haver o equipamento que evite o acidente do que apenas o que minimiza as consequências de um. 

 31º  jean
Data: 08/06/2008 05:23
Atividade: RH
Cidade:  sumare

acho que antes do airbag deveria entrar o ABS que evita que o airbag seja usado, pois ninguem quer usar o airbag. o problema não está só na elevaçaõ dos preços, no Brasil os tributos em cima de cada produto é absurda. as montadoras não tem outra escolha a não ser repassar isso ao consumidor. Por fim, acho que deveria ao menos não cobrar impostos sobre esses equipamentos, ai sim poderiamos ter em um Mille airbag e ABS de serie. Quem sabe algum dia. 

 32º  Samuel Orefice
Data: 10/06/2008 02:06

Atividade: Consultor
Cidade:  São Paulo

Sou a FAVOR do carro ter mais itens de segurança, porém sei de casos que o Air Bag explodiu em lombadas, buracos ou em algum momento de impacto que não chegou a ser uma colisão.

CONCORDO que o item é um equipamento necessário para evitar que o indivíduo faleça em uma colisão.

MAS TUDO TEM UM PORÉM, vejo que se este ítem se tornar obrigatório deve também rever como o indivíduo dirige, pois a direção e manuseio de quem dirige com este tipo de equipamente é datado de técnicas que não existe ainda nos veículo e manuais, além de manuais não existe como hábitos e muito menos em auto escolas.

Outro ponto para rever é que os bancos também devem ser adaptados para este equipamento, assim como este mesmo equipamento dar segurança a todos ocupantes.

Obrigatoriamente este equipamento deve estar ligado a outros itens, como o uso do cinto de segurança.

Hoje existe veículos que não dão partida se o indivíduo não utilizar o cinto de segurança, porém em muitos sistemas não leva em conta os passageiros do banco de traseiro, este que em muitos casos falece primeiramente se o item não tiver acionado.

Acredito também que além do Air Bag, itens de segurança que verifica o sono e embriagues e até mesmo a pressão do indivíduo são necessários junto ao Air Bag.

Além de equipamentos acredito que deve ser revisto a estrutura do automóvel, hoje o carro não é produzido para dar segurança ao indivíduo, apenas locomoção, e neste mesmo pensamento vejo inumeros fabricantes de automóveis que colocam a principal estrutura do veículo para suportar apenas velocidade até 60 KM/H, os crash testes que montadoras fazem é inútil comparado a realidade. Nas rodovias encontramos placas com 120KM/H permitido, sendo que esta velocidade não é colocada em teste nos "Crash-testes".

E lembrar que poucas montadoras fazem Crash-testes na lateral do veículo, e mesmo assim não levando em conta velocidade da realidade. 


 33º  RICARDO
Data: 10/06/2008 03:28

Atividade: Engenheiro
Cidade:  RJ

CLARO QUE SIM , QUEM NÃO É A FAVOR , É PQ NUNCA PRECISOU DE SUA UTILIZAÇÃO , AGORA OS PREÇOS DEPENDEM DE VONTADE POLÍTICA , OU SEJA , BASTA OS LADRÕES REDUZIREM A CARGA TRIBUTÁRIA NOS DITOS POPULARES QUE VC TERÁ SEGURANÇA E MESMO PREÇO .......................AGORA FAZER LEI PRA ARRECADAR MAIS E MAIS É MOLE . 

 34º  Marcos
Data: 10/06/2008 10:59

Atividade: Autonomo
Cidade:  Rio de Janeiro

Acho super importante a aprovação desta lei, junto com os freios ABS. Qualquer item que agregue segurança deveria ser item básico e obrigatório. Fica a tristeza em relação aos nossos empresários que já pensam em aumentar os preços por conta destas possíveis mudança... 

 35º  Emerson S. Resende
Data: 11/06/2008 08:17

Atividade: Motorista
Cidade:  Contagem - MG

Sim, sou a favor, mas principalmente do sistema de freio ABS, por se tratar de um sistema de segurança ATIVA que atua de forma a evitar um acidente, quando que o Air-Bag atua de forma Passiva sendo ativado após uma colisão. 

 36º  leonardo
Data: 11/06/2008 09:36

Atividade: motorista
Cidade:  curitiba

Poxa gente... Tava pensando uma coisa.... Os caras querem tornar obrigatório air bag...
Mas tem muita gente q nem cinto usa, aqui em curitiba é impensável um carro não ter ar quente, mas acontece. Mas sinceramente não vai adiantar nada se as nossas estradas continuarem uma porcaria, e se os motoristas não se conscientizarem né.

Fora o fato q qualquer idiota tira carteira hj em dia, deviam tornar o sistema todo mais rigido antes de pensar em tornar air bag obrigatório.
Ainda mais em um pais que os carros estão novamente se tornando umas carroças. E sou mil vezes mais a favor do ABS do q airbag, afinal o abs pode impedir um acidente, e o air bag so vai evitar maiores ferimentos ao motorista.

E mais um detalhe importante né pessoal, o air bag so é util até certa velocidade, e considerando que por aqui os acidentes são geralmente causados por imprudência, alta velocidade entre outras, acho que essa medida não vá surtir o efeito positivo que o governo espera com relação a mortes no transito.
Para concluir, acho q não vai adiantar em nada tornar air bag obrigatório se os motoristas não se conscientizarem que os carros NÃO são o problema, e sim eles mesmos. 


 37º  leocárdio
Data: 21/06/2008 09:33

Cidade:  videira

CONCORDO, QUE ESSES DOIS ÍTENS DEVERIAM ESTAR PRESENTES EM TODOS OS VEÍCULOS. SOH Q DAI UM CARRO QUE CUSTA 25.000,00 VAI PARA 30.000,00. dAÍ NÃO DA NEH? 

 38º  HELIO DA ROCHA PINTO
Data: 01/07/2008 12:06
Atividade: Médico.
Cidade:  Rio de Janeiro

Quem não pode pagar por segurança, não deveria nem sair de casa a pé, muito menos dirigindo um veículo automotor. O brasileiro precisa mudar sua mentalidade de economizar quando se trata de sua vida. Isso demonstra a baixa auto-estima nossa, criada por uma cultura herdada nos últimos 50 anos.
Em compensação o brasileiro gasta dinheiro com inutilidades para por em seus carros, como rodinhas bonitinhas, uma sainha aqui, um somzão ultrapotente e que incomoda todo mundo, uma "chipadinha"no motor para ganhar alguns cavalinhos a mais, um enfeitezinho acolá e por ai vai. Tudo é uma questão de prioridade. Segurança em primeiro lugar e depois, se sobrar grana, vem os penduricalhos. Falta é juízo. 


 39º  Eudes Lino de Paula
Data: 06/07/2008 11:50

Atividade: Empresário
Cidade:  Uberlândia-MG

Sem dúvida sou a favor da instalação de air-bags. Quanto ao custo de instalação deve-se considerar que o valor dos carros subiu muito nos últimos anos, e um Uno Mille, que já teve o valor equivalente a US$7.500 hoje vale hoje à US$16.000. Um verdadeiro absurdo. Somos um país onde pagamos caro para andar de carro. 

 40º  lucas jose
Data: 23/08/2008 12:36

Atividade: estudante
Cidade:  maranhao

Acho muito bom pois irá reduzir a morte no trânsito. Pode até aumentar o preço do carro, mas pra que sirva para nossa segurança..... 

 41º  Henrique
Data: 04/09/2008 08:36

Atividade: Engenheiro
Cidade:  Rio de Janeiro

Sou a favor. A obrigatoriedade do item irá reduzir o seu custo em função da escala de produção, e isso deve ser repassado ao consumidor, principalmente nos modelos de entrada, pois o preço acaba sendo decisivo na hora da compra. Hoje os preços cobrados por esse equipamento é abusivo em alguns modelos. Não há justificativa para tal. Ser item de série vai impedir esse abuso. 

 42º  Ronald Goulart
Data: 17/09/2008 07:59

Atividade: Arquiteto
Cidade:  Rio de Janeiro

Sou a favor de qualquer item de segurança em qualquer veículo que possa minimizar os efeitos de um acidente. ...porém o item mais importante não fica dentro do carro e sim dentro da cabeça do motorista e das autoridades que deveriam fazer cumprir as leis de trânsito no país. Fica muito difícil de falar em AIR BAG num país que não se respeita nem sinal de trânsito, local de estacionamento, faixas seletivas e tudo mais. O BOM SENSO e o RESPEITO AOS OUTROS são os melhores itens de segurança de um veículo....seja ele qual for..........e são gratuitos. 

 
Oki Data OKI C6100N Laser
Xbox Importado Destravado c/ Aladdin
Motorola Rokr E8 GSM
Notebook HP DV6753CL Intel Core 2 Duo 1.83Ghz / 2GB / 250GB ...
Lexmark X2650 Jato de Tinta Multifuncional
TV LCD 32?? LG Time Machine 2 32LB9RTA C/ HD de 80GB / 4 Opç...
Webcam Look 316 - Genius
Sony Bravia KLV40S300A LCD 40 Polegadas
 
Comente esta matéria
border
border

Nome: *

E-mail: *

Cidade:

Atividade:

Comentário: *

Aviso Importante:
- Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
- Todos devem se identificar através de e-mail válido.
- Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
- Não importune, ameace ou abuse de outros membros.
- Não poste conteúdo obsceno ou de caráter censurável.
- Não poste conteúdo que viole os direitos legais de terceiros.
- Tente manter-se dentro do assunto da matéria.

  

 

 |   |   |   |   |   |   |   | 

2005/2008 - MotorClube.Com.Br