Vai  para a página inicial do Motor Clube Adicione o MotorClube.Com.Br em seus sites favoritos! Defina o MotorClube.Com.Br como sua página inicial! Receba novidades do Motor Clube de forma automática (Feeds) Adicionar ao iGoogle border border
border
border
border  Hoje no MotorClube border Matérias border Preços border Fotos border Vídeos border Papéis de Parede border Cadastre-se border Sobre nós  
border border
border
border border
 
border
border
border
border
border
border
border
border
border
border

border
Matérias sobre Manutenção Automotiva - Combustível Imprime Matéria Envia Matéria
border border border border
border
 border
border
Carro flex
Abastecendo com qualquer proporção

Verdades e mentiras sobre carro bicombustível!
publicado em 09/03/2008

 
1996 / 1997 Jeep Grand Cherokee Limited 5.2 V8 Preto 4P Gaso... CHEVROLET CHEVETTE 1.6 - S L 8V GASOLINA 2P MANUAL - Prata -... CHEVROLET VECTRA 2.0 MPFI GLS 8V GASOLINA 4P MANUAL - Azul -... 2008 / 2009 Fiat Siena ELX 1.4 8V ( flex ) Não informada 4P ... MITSUBISHI PAJERO 3.8 FULL HPE 4X4 V6 24V GASOLINA 2P AUTOMA... 2008 / 2008 Ford Fusion 2.3 SEL Várias cores 4P Gasolina - S...
 
Preços de Equipamentos Eletrônicos

É impressionante como a desinformação e boatos geram confusão sobre o uso de carros com tecnologia flex.

Gol Total Flex
800x600   1024x768   1280x1024

O Gol Total Flex foi o primeiro modelo bicombustível a entrar no mercado em 2003. Desenvolvida pela Bosch e Magneti Marelli a tecnologia se popularizou e seu sucesso foi reconhecido no mundo inteiro. No entanto, há muita discussão e mitos que circulam entre os motoristas, frentistas e curiosos.

Enumeramos as principais dúvidas:
1 - Como funciona o sistema Flex?
Através de um sensor no coletor de escapamento (Sonda Lambda) é informado com precisão a quantidade de álcool e gasolina presentes no tanque. Com base nisto, o sistema reconhece e adapta automaticamente as funções de gerenciamento do motor para qualquer proporção de mistura de álcool e de gasolina que esteja no tanque.

2 - Há dois grandes tanques de combustíveis?
NÃO. Possui um tanque principal como todos os modelos convencionais. O que há é um pequeno reservatório auxiliar com gasolina para garantir a partida quando se usa álcool em temperaturas abaixo de 20 °C.

3 - Tenho que abastecer com gasolina na primeira vez?
NÃO. O sistema não precisa de nenhum tipo de escolha em qualquer ocasião.

4 - Devo evitar abastecer com um tipo de combustível por muito tempo?
NÃO. O carro não fica "viciado" em nenhum tipo de combustível.

5 - Qual a proporção ideal de mistura para álcool e gasolina?
Não há proporção ideal. Qualquer proporção fará o motor funcionar corretamente. Pode-se misturar os combustíveis como quiser.

6 - Deve-se evitar o uso de combustível aditivado?
Se o carro estiver utilizando mistura em qualquer proporção, sim. Mas se estiver apenas com um tipo de combustível, não tem problema.

7 - A gasolina do tanque auxiliar envelhece?
SIM. Se mantida no reservatório por muito tempo sofrerá um processo de oxidação. Para retarda o envelhecimento é recomendado o uso de gasolina especial com alta octanagem.

8 - Se a gasolina do tanque auxiliar acabar, o que acontece?
Se o carro for abastecido com álcool demorará a entrar em funcionamento, o mesmo que acontece num motor convencional a álcool. Se a temperatura for muito baixa o motor pode não funcionar.

9 - O abastecimento contínuo com álcool, por ser mais corrosivo, pode diminuir a vida útil do motor Flex?
NÃO. O motor Flex é projetado de fábrica com peças e equipamentos para uso contínuo com álcool. O tempo de vida útil é o mesmo de um veículo original a gasolina. O problema acontece quando o álcool está adulterado, contendo mais água que deveria. Abasteça sempre em postos de confiança.

10 - Posso instalar um kit de gás (GNV) num carro bicombustível?
SIM. O padrão é o mesmo da instalação de um carro convencional. Escolha uma oficina que faça o serviço com segurança e qualidade.

11 - O carro Flex abastecido com gasolina tem o mesmo desempenho de um carro comum a gasolina?
NÃO. A taxa de compressão do motor foi projetada para favorecer o equilíbrio entre os dois combustíveis. No caso da gasolina, há uma leve perda de desempenho em relação ao motor convencional.

12 - Se misturar os dois combustíveis o desempenho será como o de um carro só com álcool?
NÃO. O desempenho será proporcional a quantidade de cada combustível. O desempenho do álcool é superior ao da gasolina.

13 - A manutenção de um carro Flex é mais cara que um carro a gasolina?
SIM. Por conter peças que atendem ao uso de álcool, possuem preços mais elevados nestas peças específicas.

14 - Posso transformar um carro convencional em Flex?
Não é recomendado. Para garantir desempenho, performance, sem poluir o ambiente e garantindo a durabilidade das peças, é preciso que o sistema Flex Fuel seja desenvolvido especialmente para ele.

Comente abaixo a sua experiência no assunto.

Texto: Equipe MotorClube

 border
 
Web Cam My Vision 1.3 M Leadership 3813 Sony Bravia KLV40S300A LCD 40 Polegadas Aiptek Trio Compact 0.8 Megapixels Celular K1 Vermelho GSM - MOTOROLA FILMADORA SONY - DCR-DVD408 - Camcorder DVD, Zoom Ótico 10x/... Sony DCR SR45 HDD
 

 border
 border
Comentários
 1º  Sebastião José Lima de Moura
Data: 08/03/2008 10:02
Atividade: Adm. de empresas.
Cidade:  Carmo RJ.

Achei muito bôa esta reportagem , pois muitos motoristas não têm conhecimento entre as diferenças dos dois tipos de veículos.
Ao ler, também tirei minhas dúvidas, sobre o carro flex e as prováveis adaptações que não são aconselháveis. 


 2º  Sérgio Felipe Dezedias
Data: 08/03/2008 11:52

Atividade: Estudante
Cidade:  São Gonçalo

Muito interessante essa matéria. Consegui compreender e tirar tudo o que havia de dúvida.
Párabens a galera do Motor Clube!!! 


 3º  Guilherme
Data: 09/03/2008 08:26

Descordo do item 12...
realmente não é a mesma de um carro a álcool, porém o álcool tem mais desempenho que o carro a Gasolina. (considerando os 2 comuns) ((e não, a gasolina não tem mais desempenho do que o álcool como dito no item))
vocês podem ver em tudo quanto é manual de carro, sempre mostra que na gasolina ele tem em média uns 2 ou 3 cv a menos que abastecido com Álcool, porém teoricamente o itém até pode estar certo pelo fato de que a Gasolina vai trabalhar em uma alta taxa de compressão e o alcool a uma taxa menor, mas na pratica parece que não é correto pensar assim, pois todo carro a álcool que pego sempre tem mais desempenho, é menos poluente e mais beberão que os a gasolina. 


 4º  Genival Araujo da Silva Filho
Data: 09/03/2008 09:40
Cidade:  Rio de Janeiro

legal essa materia nos traz muitas informações a respeito do flex,eu particularmente me sinto favorecido com as materias porque me tiram muitas dúvidas. 

 5º  Marco Antonio Ribeiro
Data: 09/03/2008 10:29
Cidade:  Contagem

Carros flex quando abastecidos com álcool, tem melhor desempenho que quando abastecidos com gasolina. 

 6º  Nicholas Cordeiro
Data: 09/03/2008 02:39

Gostei da reportagem, só não concordo com o fato da gasolina ter desempenho superior ao álcool, afinal a combustão do álcool eh mais completa e com isso gera maior potência no motor. Fora isso, acho q concordo com tudo. 

 7º  Ariel Dutra
Data: 09/03/2008 04:00
Atividade: Informatica
Cidade:  Sao Paulo

Matéria interessante, mas pelo que eu sei a sonda lambda fica no escapamento antes do catalizador e não no tanque de combustível, e o carro com álcool tem um desempenho melhor que com gasolina. 

 8º  Paulo Henrique
Data: 09/03/2008 04:15

Atividade: Equipe MotorClube

De fato no item 1 e item 12 tinha erros no texto que foram corrigidos. A Sonda Lambda fica no coletor de escapamento (1) e o desempenho do álcool é superior ao da gasolina (12), estava invertido. Correção feita! 

 9º  Lena Gonçalves
Data: 09/03/2008 07:43

Atividade: Representante Comercial
Cidade:  Olinda

Gostei da matéria. Tirou minhas dúvidas. Obg 

 10º  Mauro Gessner
Data: 10/03/2008 12:01

Atividade: Estagiario
Cidade:  Curitiba

Deja vu!!! Trabalhei na rede volkswagen e a maioria dessas perguntas nossos clientes ficavam curiosos com a nova tecnologia. A principal dúvida era o primeiro abastecimento que não sei onde nem como foram informados por um mecânico despreparado que disse que era necessário utilizar o primeiro tanque de um só combustível.... Mas a reportagem foi bem elucidativa, muito boa 

 11º  Gleisson Ferreira da Silva
Data: 10/03/2008 07:40

Cidade:  Itaúna, MG

Bom dia. Gostaria de saber qual é o momento para colocar gasolina no reservatório auxiliar para partida no carrro flex. Tem indicador de nível? É o frentista que verifica isto?

Obrigado. 


 12º  Zé Roberto
Data: 10/03/2008 07:47
Atividade: comprador
Cidade:  Mossoró - RN

Parabéns pela reportagem e pelas correções.
É realmente elucidativa e oportuna e num grau de entendimento perfeito.
sds. 


 13º  Daniel
Data: 10/03/2008 11:07

Tenho palio 1.4 flex 2007 e tive problema com abastecimento somente no álcool, criou um gel na mangueiras e o carro falhava em baixa rotação, levei na autorizada e fui informado que é bom abastecer com gasolina de vez enquando para limpar as mangueiras desse gel. 

 14º  antonio neto
Data: 10/03/2008 11:38
Atividade: Chefe de oficina
Cidade:  Fortaleza Ce

Foi muito esclarecedor, pois nos tirou algumas duvidas, na nossa ofina. Pois tinhamos algumas duvidas. 

 15º  Elvis
Data: 10/03/2008 11:48

Atividade: sei lá
Cidade:  São Paulo

Otima Materia, gostara de saber como fica um carro flex usando estes kits vendidos, 

 16º  José Roberto de Almeida
Data: 10/03/2008 05:05

Atividade: Bancário
Cidade:  Aracaju-Se

Adorei a reportagem, mas eu passei um tempo só usando gasolina, e depois quando fui usar o álcool o carro não funcionou, teve que ser rebocado para a loja autorizada e o mecânico falou que o problema se deu porque eu usei gasolina por muito tempo e o carro não reconheceu o outro combustível, pode uma coisa dessa!! 

 17º  marcos coiote
Data: 11/03/2008 03:02

Atividade: tecnico em eletrônica
Cidade:  joinville

Só um pequeno detalhe, a central de injeção eletrônica vai sim memorizando o tipo de combustível abastecido e vai gradualmente adaptando o motor para as condições de trabalho, então se ficarem trocando tipo de combustível toda hora, o carro vai funcionar , mas bem beberrão ! 

 18º  Charbel
Data: 11/03/2008 04:51

Cidade:  Goiânia

Muito boa a matéria, porém gostaria de tirar uma dúvida, se utilizado por muito tempo o álcool o carro fica fraco ai abasteço com gasolina ele volta ao normal, isso ocorre com todos? Ao menos no meu acontece.
Obrigado desde já 


 19º  raimundoalfredocoutinhoraposo
Data: 12/03/2008 05:52
Atividade: autonomo
Cidade:  belem/pa

O tira dúvida e uma brilhante fonte de informações que deixa o leitor bem informado,esses assuntos deveriam ser bem divuldado pelas fábricas, assim como a Honda deveria informar que há duas formas de duto de ar no Fit, dessa forma evitaria causar problema aos clientes como entrada de água para câmara de explosão, causando danos irreversíives. 

 20º  RAIMUNDO LAZARO FILHO
Data: 13/03/2008 06:25

Atividade: APOSENTADO
Cidade:  IGARASSU/PE

Tenho um Celta Flex, ele reage exatamente como na matéria. O desempenho aumenta com álcool. E se mantém constante, porém, mais econômico com gasolina. Excelente matéria. 

 21º  ALEXANDRE VINICIUS
Data: 16/03/2008 11:40

Atividade: TAXISTA
Cidade:  FORTALEZA

MUITO BOM ESSE COMENTÁRIO SOBRE OS CARROS FLEX. AGORA GOSTARIA DE SABER SE POSSO COLOCAR GASOLINA PURA NO RESERVATÓRIO PARA PARTIDA FRIO, POIS SÓ USO O ALCOOL NO MEU CARRO, POR SE TRATAR DE UM CARRO TETRAFUEL... 

 22º  Flávio Raylan
Data: 18/03/2008 08:55

Atividade: mecanico
Cidade:  teresina

Eu acho que nunca que um carro Flex vai conseguir ter uma queima de combustivel excelente se no tanque tiver a adição de 2 tipos de combustiveis. Ou se usa o álcool ou se usa a gasolina para se obter uma queima boa!

Abraços e a matéria eh excelente! 


 23º  Lucimar Alexandre Figueiredo
Data: 20/03/2008 04:17

Atividade: Professor
Cidade:  Rio de Janeiro

Muito boas as orientações sobre o carro flex. É bom mesmo nos livrarmos de lendas criadas por pessoas que não se especializam. 

 24º  Eduardo Marcondes Stacchini
Data: 24/03/2008 04:40

Atividade: Arquiteto
Cidade:  São Paulo

Fica claro que para cada tipo de carro há alguma peculirialidade sobre o uso dos combustíveis. Possuo um Palio 2001 1.0 fire 8v que a mais de 2 anos foi convertido para flex e nunca tive problemas ao usar apenas álcool por todo esse tempo. Exceto por não ter mais bóia de nível no tanque porque o álcool acabou com os contatos. O uso de álcool não comprometeu nem bicos, nem bomba, por todo esse tempo. Instalei um kit de partida a frio manual e que atende minhas necessidades quando está muito frio. Espero que qdo eu trocar meu carro em breve eu não tenha surpresas pois pretendo fazer a conversão do mesmo.
Há!, meu Palio faz 7km/litro na cidade e 11km/litro na estrada, excelente! 


 25º  Gabryel
Data: 29/03/2008 12:49

Cidade:  RJ

Tenho um fiesta 2008 1.0 flex, não sei o que é, por isso estou postando aqui, ate hoje nunca abasteci com gasolina, aliás, so uma vez, e de vez em quando, quando eu ligo o carro ele falha, ou fica como se estivesse com os bicos sujos... mas o carro é novo, eu pensei, como é possivel? e sempre que eu ligo o carro, quando o motor ainda está frio ele faz um barulho, veio assim de fábrica, mas o barulho está aumentando, pensei q fosse uma coisa normal mas acho que não é, apesar de depois o barulho desaparecer, é algo como: tric tric tric tric tric, de acordo com a rotação do motor...me ajudem por favor... 

 26º  marino
Data: 20/04/2008 11:15
Cidade:  joinville/SC

Olá pessoal,
Tenho um Corsa Classic Flex 2008, e até hoje andei a maioria das vezes com alcool. Estou no terceiro tanque agora com gasolina, e a diferença no consumo é grande. Tenho duas observações a fazer. A primeira, com relação a troca de combustível. Quando for passar do alcool para a gasolina ou vice e versa, o ideal é deixar o tanque na reserva para fazê-lo, e após sair do posto, rodar pelo menos 10km antes de desligar o carro, para dar tempo do motor fazer a leitura do novo combustível e não falhar na próxima vez em que o carro for ligado.
Segunda observação, abastecid com gasolina, e depois de o motor quente, sempre que dou a partida o giro vai direto para 2.000rpm, como se o carro estivesse acelerado. Será que isso é normal??? Na concessionária me informaram que é assim mesmo, mas eu tenho minhas dúvidas ainda.
Parabens pelo tópico, muito boa a materia e as informações.
Abraços. 


 27º  mailson messias
Data: 20/04/2008 08:41
Atividade: auxiliar mecanico
Cidade:  salvador

Ótima materia, lhes peço que continuem fazendo matérias desse tipo. 

 28º  Vinicius
Data: 23/04/2008 04:27

Atividade: TI
Cidade:  Limeira-SP

Discordo do item 11

O carro Flex abastecido com gasolina tem o mesmo desempenho de um carro comum a gasolina?
NÃO. A taxa de compressão do motor foi projetada para favorecer o equilíbrio entre os dois combustíveis. No caso da gasolina, há uma leve perda de desempenho em relação ao motor convencional.

a perda d potencia nao c da a taxa de compreção vo explicar
antigamente os motores alcool e gasolina c diferenciavam por dentro em sua taxa de compreção...... porque?
vo explicar de um jeito facil...... alcool queima facil e mais rapido mas gera menos poder.
entao nos motores a alcool era usados pistoes mais ALTOS almentando a taxa de compreção do motor para conpensar a diferença de poder entre os combustiveis......

ou seja quanto maior a compreçao mais tencia ( quebra mais facil tb)

agora vcs estao na mesma duvida q eu c a taxa de compreçao é a mesma para os dois combustiveis e a gasolina é mais forte porque no alcool ele é mais forte?
pesquisei muito e descobri que o governo exigio que as montadoras arrumassem um jeito de mesmo que o alcool suba de preço os motoristas ainda teriam uma vantagem para usar o alcool

como fazer isso?
remapeamento na injeçao eletronica e ponto de igniçao !
ai ja começa ficar dificil e eu paro por aqui! 


 29º  JUCILENE LEMOS DE AZEVEDO
Data: 08/05/2008 08:37

Atividade: ANALISTA COMERCIAL
Cidade:  SÃO GONAÇALO - RIO DE JANEIRO

Na verdade gostaria de um auxilio no que diz respeito ao item 7 (A gasolina do tanque auxiliar envelhece)

Nesse item informa que se a gasolina for mantida no reservatório por muito tempo sofrerá um processo de oxidação. Durante quanto tempo a gasolina pode ficar neste reservatório?

Faço essa pergunta tendo em vista possuir um IDEA 1.4 -2008 e só utilizo nos finais de semana e estou preocupada com isso. Em quanto em quanto tempo posso retirar a gasolina desse reservatório? Posso retirar a gasolina do reservatório?

At.
Jucilene 


 30º  Samuel Orefice
Data: 06/06/2008 07:40

Atividade: Consultor
Cidade:  São Paulo

Todo mundo fala em Bio Combustível, fiz uma pesquisa a respeito, pergunta cruel, porque não se faz o Gás GNV extraído do Bio Combustível?? Comédia falar que os alimentos sobem por causa do preço do Bio Combustível ou alta do petróleo, sou a favor de individualmente cada um dentro de suas residências ter um extrator de partículas, (brincadeira), e individualmente cada um gerar seus próprio combustível, (seria bom), o esgoto não gera Gás? este gás comprimido não é combustível? todo lixo que jogamos orgânico não pode ser reaproveitado? lembra das soluções ambientais que já fizeram? do ônibus movido a H2O?

Soluções existem, não existe interesse de quem deve ter interesse, enquanto isso os árabes enriquecem com o petróleo.

Pensem, se existe já o projeto do carro movido a ar (O2), carro movido a água (H2O), este carros logicamente não prejudicariam o motor dos nossos carros, e logicamente não trocariamos tão rapidamente os mesmos pois este duraria mais, não existia água adulterada nem O2 adulterado, é um assunto óbvio, até cego enxerga este assunto.

Enquanto tivermos o capitalismo desemfreado, sem controle, irracional que gera riquezas triliônicas a pequenos grupos não teremos um mundo verde como querem, enquando tivermos num mundo que o dinheiro fala mais alto que a justiça não teremos a verdade.

Que verdade seja dita, "Dita" não é a empregado do "Justus".

Este vocábulo sem noção que diz que o mundo corre atrás de uma solução verde ainda é um marketing barato. 


 31º  Samuel Orefice
Data: 06/06/2008 07:42

Atividade: Consultor
Cidade:  São Paulo

Quando todos estiverem padronizados ao modo Flex, teremos o padrão Bio, quando todos tiverem se padronizando no Bio, estaremos lançando um novo padrão corrupto, este é o lema dilema. 

 32º  Samuel Orefice
Data: 06/06/2008 07:45

Atividade: Consultor
Cidade:  São Paulo

Porque antes de lançar um Bio Plus ultimate edition não se faz um planejamento????/???

Digo um planejamento que dê sustentabilidade a indústria, e coloque no planejamento pensar, pois isto é importante.


Senhores façamos um sistema que se adapte ao atual. 


 33º  Samuel Orefice
Data: 06/06/2008 07:57

Atividade: Consultor
Cidade:  São Paulo

Vejo que a preocupação das montadoras é vender e vender, e depois vender e vender.

Dizem ter preocupação ambiental, dizem estar desenvolvendo carros menos poluidores, e carros que não gerem complicações a natureza e que ainda são preocupados com o lado humano e social em suas empresas.

Quando falam este tipo de argumento (humano), deve-se falar também o quanto eles substituem na linha de produção pessoas por máquinas.

Hoje o mundo inteiro está virando só "vendas", não tem mais inteligência, planejamento e pessoas com salário digno junto ao processo de montagem.

Fico atento com as soluções que as montadoras fazem, e vejo que são palhativas, hoje o veículo particular possui em média 5 lugares, e diariamente vemos rodando em sua média com uma pessoa.

Vai além de preocupação com o combustível, espaço que o mesmo ocupa. 


 
TV 32" LCD VIERA HIGH DEFINITION TC-32LX80LB - PANASONIC
IMPRESSORA DESKJET D2460 CB611A HP + BRINDE CABO DE COMUNICACAO USB LEADERSHIP
Sony DSR PD170 MiniDV
IMPRESSORA DESKJET D2460 CH315A PRETO HP BIVOLT
Epson Powerlite 280d
Câmera Digital Sony Cyber-Shot DSC-H10 8.1 MP / LCD 3?? / Zo...
Sony Playstation 3 20GB
Samsung Digimax PRO 815 8.0 Megapixels
 
Comente esta matéria
border
border

Nome: *

E-mail: *

Cidade:

Atividade:

Comentário: *

Aviso Importante:
- Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
- Todos devem se identificar através de e-mail válido.
- Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
- Não importune, ameace ou abuse de outros membros.
- Não poste conteúdo obsceno ou de caráter censurável.
- Não poste conteúdo que viole os direitos legais de terceiros.
- Tente manter-se dentro do assunto da matéria.

  

 

 |   |   |   |   |   |   |   | 

2005/2008 - MotorClube.Com.Br