Matérias sobre Peças e Acessórios
border

Tudo sobre conversão para Gás Natural Veicular
publicado em 02/08/2006

O Gás Natural Veicular (GNV) se consolidou como combustível eficiente conquistando a cada dia mais consumidores. Confira o guia que a Mecânica Online, site parceiro do Motor Clube elaborou para você:

Gás Natural - Um combustível gasoso encontrado no subsolo ou associado ao petróleo. Formado por uma mistura de hidrocarbonetos leves, é mais "limpo", econômico, eficiente e seguro do que outros tipos de energéticos. Pode ser utilizado nas indústrias, residências, estabelecimentos comerciais e de serviços, servindo também como matéria-prima para as indústrias químicas, siderúrgicas e de fertilizantes.

São muitas as vantagens da utilização do GNV (Gás Natural Veicular), tanto ecológicas quanto financeiras. Enquanto as grandes cidades sofrem com altos índices de poluição atmosférica, emitida por veículos movidos a gasolina e diesel, a emissão de poluentes na combustão do GNV é praticamente nula. A economia para o proprietário do veículo convertido fica entre 30% e 40% a cada abastecimento.

Além disso, testes realizados no dinamômetro instalado na Oficina-Escola Convertedora do CTGÁS, certificada pelo INMETRO, constataram um redução mínima no desempenho do veículo, sem haver nenhuma alteração no patamar tecnológico original do mesmo.



Menos poluente
A queima do gás natural é muito mais completa do que a queima da gasolina, do álcool e do diesel. Por isso, os veículos movidos a gás natural emitem menos poluentes. Economia sem igual - Usando o gás natural, além de economizar em combustível, você economiza na manutenção do veículo.

Veja as vantagens:
-
Mais barato que os outros combustíveis;
- Proporciona maior rendimento;
- Com um metro cúbico é possível rodar mais quilômetros do que com um litro de gasolina ou álcool (1m3 de gás equivale a 1 litro de gasolina ou álcool, aproximadamente);
- É um combustível seco e por isso não dilui o óleo lubrificante no motor do veículo;
- Sua queima não provoca depósito de carbono nas partes internas do motor, aumentando sua vida útil e o intervalo entre trocas de óleo;
- Economia total de mais de 70% nos gastos com o veículo;
- Menor freqüência na troca do escapamento do veículo, pois a queima do gás natural não provoca a formação de compostos de enxofre, diminuindo a corrosão.

Economia Comprovada
Um exemplo prático da economia proporcionada pelo gás natural: Um Santana que roda em média 200 Km por dia e que faz 9 Km por litro de gasolina:

 

Consumo
diário

Consumo
mensal

Preço
médio

Gasto total
no
mês

Gasolina

22,22 litros

555,55 litros

R$ 2,20/litros

2,20 x 555,55 = R$ 1.222,21

Gás Natural

15,38 m3

384,50 m3

R$ 1,11/m3

1,11 x 384,50= R$ 426,79

Economia mensal= R$ 795,42, por veículo (65%)

Economia mensal= R$ 795,42, por veículo (65%) - Mês de referência: Março/2003. Mês de 25 dias.

Combustível seguro
O gás natural é muito mais seguro do que os demais combustíveis. Sendo mais leve que o ar, em caso de vazamentos, o gás se dissipa rapidamente na atmosfera, diminuindo o risco de explosões e incêndios. Além disso, para que o gás natural se inflame, é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620 graus centígrados. O álcool se inflama a 200° C.

O abastecimento do veículo é feito sem que o produto entre em contato com o ar, evitando-se assim qualquer possibilidade de combustão. Os cilindros e demais componentes do kit de conversão carregados no veículo são projetados para suportar a alta pressão em que o gás é armazenado.


Como converter os veículos
Os veículos projetados para rodar com gasolina ou álcool recebem um kit especial que os torna bicombustível, ou seja, os carros podem rodar com gás natural (gás metano veicular) ou com o combustível original acionando um simples botão instalado no painel do veículo (chave comutadora).

O kit consiste em diversos equipamentos, incluindo um ou mais cilindros de gás.

Somente oficinas credenciadas pelo INMETRO podem fazer a instalação do kit de conversão. Estas oficinas fornecem o Certificado de Homologação de Montagem do kit, atestando que todas as normas técnicas estabelecidas pela ABNT foram cumpridas e que o veículo pode ser legalizado junto ao departamento de trânsito local.

Componentes básicos do sistema de GNV:

1) Cilindro
Deverá ser fixado na posição transversal ao veículo, cujas cintas de fixação abraçam totalmente o cilindro. Os parafusos que fixam o cilindro através das cintas são especificados por norma técnica.

2) Válvula do cilindro
A operacionalidade da válvula se dá através de outras válvulas contidas em seu corpo, como a válvula de excesso de fluxo, a válvula de alívio e a válvula de corte rápido.

3) Invólucro estanque
Responsável pelo direcionamento do gás para fora do habitáculo de passageiros do veículo em caso de vazamentos.

4) Linha de alta pressão de GNV
Devem ser bem fixadas, com distâncias que não devem exceder 500 mm. Sua ancoragem deve ser feita através de abraçadeiras ou fixadores, com largura mínima de 4 mm, revestidos internamente com elastômero, quando metálicas, ou quando a linha não estiver revestida externamente com elastômero. Nos pontos onde o tubo passa através de furos na carroçaria ou chassi do veículo rodoviário automotor, devem estar instalados passadores que impeçam o contato metal com metal. Devem ter dispositivos de flexibilidade (helicóide) nos pontos de conexões do tubo com a válvula de abastecimento e válvula de cilindro, para evitar danos causados por vibrações, dilatações, contrações ou trabalhos da estrutura do veículo.

5) Redutor de pressão
Elemento responsável pela depressão do GNV até a pressão de utilização. Deve atender as necessidades de vazão em função das exigências do motor. Para isso, deve sua especificação deve levar em conta o tipo de motorização. Ser provido de aquecimento e de dispositivo de partida a frio. Deve ser bem fixado em local adequado.

6) Válvula de abastecimento
Componente destinado ao suprimento de gás do veículo pode ter um dispositivo de corte, com a indicação aberta/fechada. Deve ser constituída de um engate rápido, e de dispositivos de alívio e retenção. Ser rigidamente fixada ao veículo, em local apropriado, dentro do compartimento do motor, protegido e ventilado a pelo menos 300 mm do ponto de aterramento e dos pólos da bateria, com fácil acesso, e com identificação do tipo de gás e da pressão máxima de carga.

7) Linha de baixa pressão
Deve ser de mangueiras de borracha flexível ou material similar e devidamente comprovada a sua compatibilidade com o gás natural, considerando ainda pressão e temperatura de serviço. Deve estar rigidamente fixada aos elementos a que é conectada, não dispensando o uso de abraçadeiras. Deve estar em local de fácil acesso, permitindo o fácil manuseio e visualização, evitando encurvamentos intensos que provoquem contrações e contatos com superfícies cortantes, pontiagudas ou de temperatura elevada, assim como com agentes externos.

8) Mesclador
Detalhes construtivos não levados em consideração podem interferir significativamente no efeito desejado para a mistura ar-gás, não atendendo aos requisitos de funcionalidade desejados.O mesclador é o componente destinado a promover a homogeneidade da mistura ar e GNV e, portanto, deve ser dimensionado com perfil que leve em consideração vários parâmetros, entre eles, a forma do escoamento, a velocidade e a pressão do gás ao longo desse perfil, as coordenadas e qualidade da superfície da parede, a razão estequiométrica do GNV, as densidades do GNV e do ar, entre outros, para que se tenha uma variação de pressão corretamente determinada e distribuída ao longo do comprimento do mesclador. O venturi tem função importantíssima e deve apresentar ângulos de entrada e de saída com valores que atenda às exigências do motor em qualquer situação e a área total da garganta do mesclador deve ser suficiente para permitir a passagem do gás maximizando a sucção deste e limitando ao mínimo as perdas de carga do ar na admissão e o consumo inadequado de combustível sem causar perdas de potência no veículo.

9) Suporte de cilindro
Todas as fixações da montagem submetidas às solicitações de esforços em caso de aceleração deverão ser feitas através de parafusos com especificações normalizadas, evitando a soldagem, pois este processo fragiliza e descaracteriza a resistência do material especificado ou ensaiado. O seu uso só deverá ser aconselhado mediante apresentação de ensaios confiáveis onde os resultados atestem resistências compatíveis em cada ponto.

10) Ponto de aterramento
Deve ser determinado com instrumentos e ter localização visível, de fácil acesso e devidamente identificado, para conexão do cabo de aterramento, com o fim de descarregar a eletricidade estática contida no veículo no ato do abastecimento.

11) Chave comutadora
A localização deverá ser de melhor acesso. Deve ser acionada do habitáculo do veículo, em posição de fácil acesso, com uma indicação de funcionamento do motor no gás. Instalação.

12) Mesclador (misturador - Foto)
Como elemento responsável pelo controle da quantidade de gás e admissão de ar pelo motor, estabelecendo a relação ar/combustível mais próxima do ideal, torna-se indispensável a sua existência com as dimensões nas características adequadas às exigências específicas do veículo.

13) Emulador de bicos injetores
É necessário por ser responsável pela manutenção da regulagem do motor, mesmo após a troca do combustível. Durante o funcionamento a GNV, o emulador bloqueia e simula os eletroinjetores de gasolina evitando um possível mau funcionamento devido à memorização de erros na unidade de comando, evitando que a luz de anomalia do sistema de injeção eletrônica acenda.

14) Emulador de sonda lambda
Elemento de fundamental importância por ter a função de evitar que a central de injeção detecte alguma irregularidade no circuito do sensor de oxigênio, o que levaria esta a atuar em regime de emergência, acumulando erros gerados por conflitos na central de injeção eletrônica quando no uso do combustível GNV, o que poderá, resultar em perdas de potência e falhamentos.

15) Variador de avanço
Este tem a função de adequar o ponto de ignição em função da rotação e compensando as perdas decorrentes da diferença de velocidade de propagação de chama entre o combustível líquido e o gasoso, evitando contra-explosão que podem danificar componentes como coletores e filtros de ar e evitando a perda de potência, elevado consumo e poluição ambiental. As marcas variadas dos componentes eletrônicos devem ser evitadas, pois poderão causar conflitos gerados por incompatibilidades entre elas e o sistema de gerenciamento eletrônico do veículo, já que as características técnicas construtivas de cada uma apresentam peculiaridades. A coexistência das marcas só deverá ocorrer mediante a existência de estudos que comprovem a compatibilidade entre as mesmas e com o referido gerenciamento eletrônico.

Entendendo melhor:

NO MOTOR
Regulador de Pressão - Sua função é a de regular a pressão para alimentação de gás combustível ao motor. Esse regulador dispõe de múltiplos estágios de regulação de pressão, através dos quais a pressão do gás no cilindro, que varia conforme o consumo, é regulada para uma pressão estável e única para funcionamento do motor.
Válvula de Abastecimento - Multi-válvula com dispositivo de abastecimento, fechamento rápido e retenção do gás armazenado nos cilindros. É através dela que o veiculo é abastecido.
Manômetro - É um indicador de pressão, instalado entre a válvula de abastecimento e o regulador de pressão, com a finalidade de medir e indicar continuamente a pressão do gás natural veicular contido no cilindro. Como o volume de gás contido no cilindro guarda uma relação com a pressão, o manômetro envia à chave comutadora, instalada no painel do veículo, um sinal elétrico indicativo de quantidade disponível de gás combustível.
Misturador - Controla a quantidade de gás para dentro do motor, estabelecendo relação ar/combustível mais próxima da ideal, podendo ser, de acordo com seu projeto, de concepção simples (misturador) ou envolvendo eletrônica embarcada (injeção direta).
Motor de Passo - É chamado também de atuador de linha. Tem a função de tornar a mistura ar/combustível mais rica ou mais pobre, a partir de um sinal recebido da central eletrônica ou do simulador de sonda lambda. É uma peça essencial para melhorar o desempenho do motor e reduzir o consumo excessivo e a poluição ambiental.
Módulo eletrônico - O propósito principal desse componente é a correção automática da relação ar/combustível do motor, controlando os atuadores e sensores, enriquecendo ou empobrecendo a mistura.
NO BAGAGEIRO
Cilindro de GNV com cinta - Armazena o gás natural comprimido sendo fabricado a partir de tubos de aço sem costura, ou por embutimento em chapa plana. São utilizados materiais como molibidênio e são confeccionados para uma pressão de trabalho de 200kgf/cm2 a 250kgf/cm2.
Válvula do cilindro - Instalada na cabeça do reservatório, dotada de dispositivos de segurança para excesso de pressão e para fechamento rápido.
NO PAINEL
Chave Comudatora e Indicador de nível

Comanda eletricamente o eletro-válvulas de combustível (gás/líquido), controlando a passagem de um combustível para outro de dentro do veículo. O indicador de nível informa a quantidade de gás no cilindro

Desempenho dos veículos convertidos
Como substituto da gasolina e do álcool hidratado, o GNV tem todas as propriedades físicas e químicas de que um veículo necessita para bom desempenho. O uso de GNV proporciona a potência necessária e o desempenho regular do motor, tanto em marcha lenta (baixas rotações e sem carga) como em situação de altas solicitações de potência (altas rotações com carga) ou torque (baixas rotações e muita carga), sendo capaz, se bem regulado, de inibir de forma eficaz o problema de detonação sem a adição de substâncias poluentes ao combustível.

Um motor especialmente projetado ou adequadamente adaptado para o uso de GNV opera normalmente com altas taxas de compressão (da ordem de 14/1 a 16/1), permitidas em função do elevado poder anti-detonante inerente ao GNV, e portanto apresenta uma eficiência térmica superior se comparado a motores a gasolina ou álcool hidratado. Devido à necessidade de conciliar a operação da forma "bicombustível", em função de uma rede de abastecimento ainda limitada, os veículos convertidos devem manter as taxas de compressão originais de seus motores a gasolina (8/1) ou álcool hidratado (12/1), o que pode acarretar uma sub-utilização das características originais do GNV e uma aparente perda de potência.

Para saber mais l Sugerimos os seguintes sites para pesquisa:

Informações gerais sobre GNV:

:: http://www.gnvnews.com.br
:: http://www.gasnet.com.br
:: http://www.copergas.com.br 
:: http://www.scgas.com.br 
:: http://www.gasenergia.com.br
:: http://www.ngv.org
:: http://www.ngvcanada.org
:: http://www.angvc.org

· Fabricantes de Equipamentos:

:: http://www.kgmdobrasil.com.br
:: http://www.biogas.com.br
:: http://www.atodogas.com.br
:: http://www.rodagas.com.br
:: http://www.brc-gas.com.br

· Organismos de Inspeção do INMETRO e Convertedoras em Santa Catarina:

:: http://www.gava.com.br
:: http://www.usagas.com.br


Visite o site do Centro de Treinamento da Mecânica Online:

 


Matérias Relacionadas:


Vale a pena converter seu carro para usar Gás Natural?
O Gás Natural Veicular (GNV) vem conquistando a cada dia mais consumidores. Motivos não faltam: é mais barato e qualquer carro a gasolina ou a álcool pode ser convertido a gás.

Sistema alerta quando houver vazamento de GNV em veículos
A Mairi Eletro Eletrônico, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), desenvolveu um equipamento de monitoramento e detecção de vazamento de gás específico para veículos, denominado Blockgas.



MotorClube
no Google+

Faça seu comentário ou opinião:





  • marcio

    Opinião do dia 30/1/2012 11:56:00 - qurro saber se peugeot assion aceita bem o gás natural

  • google-7dbedc7020a484f8fdad9efaf20503fc

    Opinião do dia 2/12/2011 11:50:00 - abdorei tudo me ajudou mto!!!valeu

  • roberto

    Opinião do dia 14/9/2011 10:16:00 - Resposta para Alexandre da kombi que esta engasgando,sou responsavel por 11 kombi todas a gnv,o correto e levar em uma of autorizada eu recomendo a auto gas em bh 301174444 87460629 Junior,mas vc pode avaliar a regulagem da passagem do gas de baixa pressao,aquela que sai do retudor de pressao para o motor, fechar o registro e depois abrir1 volta e meia,tem que colocar meia aceleracao e abrir aos poucos vc vai observar que o motor comeca a celerar sozinho,quando obter a aceleracao maxima ja esta regulado,e nao esquecer de regular tambem a marcha lenta(parafuso com mola que esta no retudor)conferir,velas e cabo,tampa do rotor,rotor,e filtor de ar,valvulas motor e nao esquecer de manha ligar e andar 5 km na gasolina e quando for quardar andar mais 5 km na gasolina,a gasolina e para lubrificar as valvulas ok. Espero ter ajudado Att. roberto setor manutencao

  • Jose Carlos

    Opinião do dia 9/6/2011 11:15:00 - Tudo bem que com GNV a econonomia que se obtem é considerável,só que o preço para instala um equipamento que se possa ter economia e não perder a potencia tem que ser um aparelho de quinta geração(para carros com injeção eletronica) e hoje gira em torno de 4.800,00 e até 5.500,00. Voces nao acham que o governo deveria reduzir os impostos para facilitar as intalação desse equipamento?

  • jose alexandre

    Opinião do dia 17/5/2011 06:23:00 - tenho uma kombi 2003 na gasolina funciona bem,mas no gnv fica engasgando não mantem uma aceleração,o que pode ser, por favor me ajudem,cada mecânico diz uma coisa,um fala q pode ser o cabeçote,outro fala q é vela e cabos de velas,aguardo resposta,desde já agradeço,abços.

  • diogo baptista

    Opinião do dia 11/5/2011 10:59:00 - focus 1.8 16v 2003 aceita bem gnv

  • ana paula

    Opinião do dia 8/5/2011 09:37:00 - tenho um logus1.8 e coloquei um kit gas mas toda vez que vou abastece o gas ou a gasolina o carro não pega no gas ele passa mais morre então tenho que anda na gasolina se eu desliga e sperar um pougo ele vouta a funcionar normalnemte e passa automaticamente pro gas sem morre e posso desliga e liga varias vezes que funciona e so guando abasteso o que pode ser....

  • Marcos

    Opinião do dia 20/3/2011 03:05:00 - Eu tenho um carro a gás e estou tendo problemas. Gostaria de saber se há alguma alteração em abastecer no calor ou no frio; se há variação de gás no cilindro. Toda vez que abasteço com o cilindro vazio há diferença de preço, isso no mesmo posto e me informaram que é devido ao tempo. É verdade? Queria ajuda também sobre o "estouro", quando ando com o carro em alguns momentos dá estouros e fico preocupado de ser algum problema, podem me ajudar? Isso é normal? O carro é um OMEGA 2.2.; há uma forma especifica para dirigir o carro a gás? Fico muitíssimo grato se alguem puder me ajudar.

  • ABDO MUSSI NETO

    Opinião do dia 17/1/2011 10:20:00 - Consultei meu mecanico sobre instalar o gnv em minha parati 2002 motor AP1800,ele não aconselha ninguem a fazer tal adapatação.motivo troca de oleo com menos 5000km. e velas e filtro de ar tambem.Gostaria de saber se realmente procede tal opinão,desde agradeço alguem que possa informar-me a respeito.

  • ABDO MUSSI NETO

    Opinião do dia 17/1/2011 10:12:00 - GOSTARIA DE CONVERTER MINHA PARATI PARA GNV,MAS OS MECANICOS DIZEM QUE NÃO VALE A PENA, POIS AS TROCAS OLEO DO MOTOR ,TROCAS DE VELAS TEM QUE SER TROCADAS COM 5000KM.GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE PROCEDE TAL PROCEDIMENTO,AGRADEÇO SE ALGUEM POSSA ESCLARECER-ME A RESPEITO,DESDE JÁ GRATO.

  • IVONETE

    Opinião do dia 29/11/2010 09:57:00 - TENHO NO DEPTO DE FUNILARIA 3 CAMERAS (ESTUFAS) QUE FUNCIONAM A OLÉO DIESEL, QUERIAMOS CONVERTER PARA GAS. ESSA EMPRESA PRESTA ESSE SERVIÇO?

  • elida braga vieira diniz

    Opinião do dia 20/9/2010 10:50:00 - meu carro é uma S10 á gás e á gasolina quero saber quanto economizo ?

  • uchoa

    Opinião do dia 15/9/2010 07:36:00 - sou mecanico e gostaria de saber o preço do quite do gas natural e se voc da apoio um esquema de instalaçao

  • luis antonio monção da silva

    Opinião do dia 13/9/2010 09:33:00 - tenho um carro corsa convertido a gas natural, gosto do poduto mas as vezes fico confundido com os comentarios de muitas pessoas inclusivél mecânicos, que falam que o das natural estragam os bicos e o cabeçote do motor. isso e verdade ou mito?

  • tiago ferreira brandao

    Opinião do dia 2/7/2010 01:01:00 - quero saber como vai ficar uma instalação no laguna (renault), se o cilindro ficar em cima da abertura da tampa da bomba de combustível .

  • ARCENIO T LIMA

    Opinião do dia 16/5/2010 06:45:00 - PRECISO DE UMA VALVÚLA DE ESCAPE DE METAL, PARA O COLETOR DA KOMBI FLEX. PARA EVITAR O ESTOURO

  • silvana

    Opinião do dia 16/2/2010 05:25:00 - quero saber quanto custa a converção de gasolina para o gas obrigada bjs

  • arilton fernandes lemos

    Opinião do dia 22/4/2009 02:22:00 - muito aproveitavel mas queria saber como conseguir o esquema eletrico pois tenho intencao de no futuro quado na sidade de sousa estalar um posto de abastecimento minha oficina ja esteja legalizada parra fazer aestalacao do seu quite. muito obrigado pela informacao.

  • PAULO ROBERTO BEZERRA

    Opinião do dia 27/3/2009 09:59:00 - NA VERDADE UMA PERGUNTA:QUERIA SABER SE É NORMAL O SISTEMA DE RESFRIAMENTO(ÁGUA) DO MOTOR ESTAR INTERLIGADO COM O REGULADOR DE PRESSÃO DO GÁS, POIS A SAÍDA DOR RESERVÁTORIO DE ÁGUA PASSA PELO REGULADOR DE PRESSÃO E VAI EM DIREÇÃO AO AO RADIADOR E RETORNA PARA O RESEVATÓRIO DE ÁGUA.(TODO SISTEMA E INTERLIGADO POR BORRACHA) AGRADEÇO SEHOUVER RESPOSTA DESDE JÁ OS MEUS AGHRADECIMENTOS