Nova tecnologia brasileira lê placas para evitar roubo de carros!
publicado em 24/02/2008


A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criou o Kapta, uma nova tecnologia que lê placas de carros e ajuda no combate ao furto. São 4 sistemas que trabalham com reconhecimento ótico das placas: o Kapta Acesso, Kapta Parking e os Kapta Fixo e Móvel.

Como funciona o Kapta Acesso
O Kapta Acesso é voltado para controlar a entrada e a saída de veículos em áreas privadas, como condomínios residenciais, empresas, estacionamentos, e qualquer local onde exija um controle do acesso de veículos. O sistema além de reconhecer a placa do veículo, verifica se o acesso é permitido, confirma a identidade do condutor por meio da impressão digital e controla o acionamento da cancela ou portão de acesso. Outra característica do sistema é identificar e alertar situações de risco que ocorram com o condutor do veículo.

A segurança oferecida pelo Kapta Acesso vai além do simples controle da entrada e saída de carros. Na hipótese de que um morador esteja acuado por bandidos dentro do carro, ao chegar ao condomínio o sistema solicita sua identificação. O morador, em vez de pressionar o botão com a impressão digital que usa normalmente, por exemplo, o indicador, coloca outro. Com isso, aciona o código de “pânico”, que gera um alerta enviado à central de segurança do condomínio. A central, por sua vez, acionará a polícia e tomará as providências previstas em casos de emergência.

O Kapta Parking
O segundo membro da família, o Kapta Parking, foi concebido para uso em shoppings, estacionamentos públicos e supermercados. Além de registrar o acesso ao sistema, cria uma vinculação entre o cartão de permanência, retirado pelo cliente na entrada do estacionamento, e a placa do veículo. Esta vinculação tem, entre outras finalidades, a de coibir possíveis furtos, uma vez que correlaciona o cartão com a placa do veículo, detectando, portanto, quando alguém entra com um carro e sai com outro.

O sistema permite ainda controlar o número de vagas disponíveis, o número e a identificação de veículos no local, os carros que pernoitaram ou que permaneceram no estacionamento por qualquer período de tempo, que se evadiram sem pagamento, além de outras facilidades.

O Kapta Alerta Fixo
Concebido para atender à demanda em monitoramento e controle de tráfego viário, o equipamento é instalado em pontos críticos de uma via a fim de monitorar o tráfego em tempo integral.

Ao passar pelo raio de visão das câmeras, os veículos têm sua placa filmada e automaticamente reconhecida. A partir do número da placa, o sistema consulta bases de dados para identificar a existência de diversas restrições, tais como: carro roubado; multa não paga; IPVA atrasado; final da placa não permitida pelo sistema de rodízio etc. Identificada a restrição, o sistema gera um alerta.

Um sistema do tipo Alerta Fixo permaneceu instalado para testes durante o ano de 2005 e parte de 2006, numa das entradas da cidade de Bragança Paulista (SP). Atualmente, há um em funcionamento nas três entradas do Campus da Ilha do Fundão da UFRJ (Linha Amarela, Hospital Universitário e prefeitura).

O Kapta Alerta Móvel
Com uma câmera instalada numa viatura acoplada a um notebook, o sistema permitirá reconhecer a placa e, por meio da tecnologia GPRS (transmissão sem fio, via antenas de rádio), poderá transmitir a imagem e o número da placa para fazer buscas em bases de dados remotas, a fim de identificar e alertar qualquer possível restrição existente sobre o veículo.

Fonte: IdgNow, adaptado pela Equipe MotorClube

Compartilhe esta notícia: