Matérias sobre Direção Segura - Peças e Acessórios
border
Freio ABS faz diferença

Sistema de freios ABS: a escolha da segurança!
publicado em 10/07/2008

 
 
 
 
Veja preço deste Fiat Palio
 

O brasileiro valoriza acessórios que diferenciem a aparência de seu carro dos demais, mas quando o assunto é segurança muitos pensam duas vezes na hora de adquirir o sistema de freios ABS.

Leia também:

 
Entenda como o freio ABS pode salvar sua vida!

Preço mais baixo
O sistema ABS já foi um recurso com custo proibitivo, mas através de empresas como a Bosch vem se tornando mais comum e já pode ser adquirido com preço mais atrativo. A Fiat, por exemplo, tem disponibilizado um kit para sua linha Palio e Idea que inclui airbag e ABS por R$ 2.956,00. A pouco tempo seria mais de 4 mil reais.

Carro popular com ABS
Outra barreira era a incompatibilidade com modelos de automóveis mais populares. Mas isto tem mudado e a tendência é que qualquer carro básico tenha a opção de ter o ABS de fábrica. O Novo Gol, por exemplo, no modelo mais básico tem essa opção. Tudo indica que o ABS em breve poderá ser obrigatório em todos os automóveis novos no Brasil.

Geração mais moderna do mundo
Em Campinas, a Bosch fabrica a oitava geração de ABS, a mais moderna do mundo. Uma pesquisa encomendada pela empresa revela que 90% dos motoristas brasileiros entrevistados e que adquiriram o sistema passaram por situações de risco onde foi necessário o uso ativo do ABS. "Ainda de acordo com a pesquisa, 75% dos motoristas brasileiros irão considerar a compra de um carro com ABS. Além disso, 90% esperam que o ABS se torne um equipamento de série, o que mostra um crescente potencial de adoção do ABS no país", afirma Carlos Gibran, gerente de marketing da Unidade de Sistemas de Controle de Chassi da Robert Bosch América Latina.

Como funciona o ABS?
O principal objetivo do ABS é evitar o travamento das rodas em frenagens de emergência. Como resultado, o carro mantém-se manobrável mesmo que o pedal de freio seja acionado até o fim, permitindo que o motorista desvie de obstáculos, caso não haja espaço suficiente para parar o carro.

Redução de distância na frenagem
Na maioria das situações, o ABS proporciona uma redução significativa da distância de parada do veículo. Testes realizados pela equipe de engenharia da Bosch demonstram que um automóvel de categoria média, a 80 km/h, tem sua distância de parada reduzida em cerca de 20% em asfalto seco e 23% em asfalto molhado, quando comparado à parada proporcionada por um sistema de freio sem ABS.

Lançado em 1978 pela Bosch, o ABS está hoje em sua oitava geração. A redução de tamanho e peso é uma das principais modificações que o sistema vem sofrendo desde seu lançamento. Pesando apenas 1,6 Kg, o ABS 8 chega a ser 4,2 kg mais leve que o modelo ABS 2.

Fonte: Bosch
Texto: Equipe MotorClube


Matérias Relacionadas:


Nissan lança Tiida Sedan 2013 automático com freio ABS
Nissan lança versão do Tiida Sedan 2013 automático com freio ABS e outros itens de série. Confira mais detalhes e preço.

Atenção proprietários de Citroën C3!
A Citroën do Brasil está comunicando um recall das placas dos tambores dos freios traseiros. O motivo é o aparecimento de trincas nestas placas que precisam ser substituídas.

Airbag e freio ABS obrigatórios. Carro ficará mais caro?
O CONTRAN aprovou a obrigatoriedade do ABS e airbag para todos os veículos novos produzidos, saídos de fábrica, e também para os veículos originários de novos projetos e deles derivados.

Manutenção: cuidado para não ficar sem freio!
Num carro, o freio é um dos mais importantes itens de segurança. Atualmente, os sistemas de freio de todas as marcas são confiáveis, mas, para total eficiência, eles dependem que o motorista faça as devidas revisões.

De olho nos fluidos de seu carro!
São líquidos importantes que seu carro possui e que precisam estar sendo verificados com frequência.

Freada brusca! O que fazer?
Numa situação de frenagem brusca nem sempre dá para lembrar de dicas essenciais, mas é melhor estar sempre informado e preparado.

Frenagem brusca sem ABS pode destruir seu kit de pneus!
Mesmo que você tenha evitado um atropelamento ou colisão com o travamento das rodas, pelo menos o par dianteiro de pneus zerados estará comprometido para sempre.



MotorClube
no Google+

Faça seu comentário ou opinião:





  • jorge luiz silveira

    Opinião do dia 19/2/2011 09:36:00 - é possível instalar o sistema de freio abs em carro usado city da honda pois o mesmo vem instalado em outros modelos.

  • EDUARDO PEEL

    Opinião do dia 15/7/2008 06:02:00 - ABS - deveria ser obrigatorio em todos os carros. é a forma + segura de efetuar a redução dos acidentes fatais.