Sistema de freios ABS: a escolha da segurança!
publicado em 10/07/2008


O brasileiro valoriza acessórios que diferenciem a aparência de seu carro dos demais, mas quando o assunto é segurança muitos pensam duas vezes na hora de adquirir o sistema de freios ABS.


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Preço mais baixo
O sistema ABS já foi um recurso com custo proibitivo, mas através de empresas como a Bosch vem se tornando mais comum e já pode ser adquirido com preço mais atrativo. A Fiat, por exemplo, tem disponibilizado um kit para sua linha Palio e Idea que inclui airbag e ABS por R$ 2.956,00. A pouco tempo seria mais de 4 mil reais.

Carro popular com ABS
Outra barreira era a incompatibilidade com modelos de automóveis mais populares. Mas isto tem mudado e a tendência é que qualquer carro básico tenha a opção de ter o ABS de fábrica. O Novo Gol, por exemplo, no modelo mais básico tem essa opção. Tudo indica que o ABS em breve poderá ser obrigatório em todos os automóveis novos no Brasil.

Geração mais moderna do mundo
Em Campinas, a Bosch fabrica a oitava geração de ABS, a mais moderna do mundo. Uma pesquisa encomendada pela empresa revela que 90% dos motoristas brasileiros entrevistados e que adquiriram o sistema passaram por situações de risco onde foi necessário o uso ativo do ABS. "Ainda de acordo com a pesquisa, 75% dos motoristas brasileiros irão considerar a compra de um carro com ABS. Além disso, 90% esperam que o ABS se torne um equipamento de série, o que mostra um crescente potencial de adoção do ABS no país", afirma Carlos Gibran, gerente de marketing da Unidade de Sistemas de Controle de Chassi da Robert Bosch América Latina.

Como funciona o ABS?
O principal objetivo do ABS é evitar o travamento das rodas em frenagens de emergência. Como resultado, o carro mantém-se manobrável mesmo que o pedal de freio seja acionado até o fim, permitindo que o motorista desvie de obstáculos, caso não haja espaço suficiente para parar o carro.

Redução de distância na frenagem
Na maioria das situações, o ABS proporciona uma redução significativa da distância de parada do veículo. Testes realizados pela equipe de engenharia da Bosch demonstram que um automóvel de categoria média, a 80 km/h, tem sua distância de parada reduzida em cerca de 20% em asfalto seco e 23% em asfalto molhado, quando comparado à parada proporcionada por um sistema de freio sem ABS.

Lançado em 1978 pela Bosch, o ABS está hoje em sua oitava geração. A redução de tamanho e peso é uma das principais modificações que o sistema vem sofrendo desde seu lançamento. Pesando apenas 1,6 Kg, o ABS 8 chega a ser 4,2 kg mais leve que o modelo ABS 2.

Fonte: Bosch
Texto: Equipe MotorClube

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