Vai  para a página inicial do Motor Clube Adicione o MotorClube.Com.Br em seus sites favoritos! Defina o MotorClube.Com.Br como sua página inicial! Receba novidades do Motor Clube de forma automática (Feeds) Adicionar ao iGoogle border border
border
border
border  Hoje no MotorClube border Matérias border Preços border Fotos border Vídeos border Papéis de Parede border Cadastre-se border Sobre nós  
border border
 
border
border
border
border
border
border
border
border
border
border

   
border
Matérias sobre Vender e Comprar - Vender/Comprar Imprime Matéria Envia Matéria
border border border border
border
 border
 border
border
PBE Inmetro

Selo de consumo de combustível está valendo. Você vai confiar?
publicado em 22/04/2009

Tudo sobre eletro-eletrônicos!

Cinco montadoras já aderiram ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular) que iniciou neste mês: Fiat, Chevrolet, Honda, Kia e Volkswagen. Este programa vai informar ao consumidor o consumo de combustível e a eficiência do veículo rodando na estrada e na cidade.

O carro mais econômico testado dentro e fora do PBE Veicular
O Kia Picanto 1.0 litro recebeu a classificação "A" da categoria "sub-compacto"; portanto, está na primeira faixa de classificação em sua categoria. O Inmetro indicou por meio de testes que a versão mecânica e a automática do modelo da Kia são as mais econômicas de sua categoria no consumo de gasolina. Um teste realizado pela revista Auto Esporte edição de dezembro de 2008 comprovou o mesmo.

Novo Gol é realmente econômico?
Os primeiros modelos da Volkswagen a participar do programa são o Novo Gol e Polo BlueMotion. Os dois foram classificados pelo Inmetro na classificação A, na categoria de modelos compactos. No teste já citado da Revista Auto Esporte o Novo Gol ficou atrás do Kia Picanto. No entanto, como se explica a reclamação de tanta gente que comprou o Novo Gol 1.0 em fóruns que dizem fazer entre 6 a 8 quilômetros por litro de gasolina ou álcool? Será defeito de fabricação ou alguma peça desregulada em algumas unidades do veículo?

Número de modelos e categorias participantes
Os primeiros veículos que circularão com a etiqueta (semelhante às utilizadas em eletrodomésticos) foram apresentados no dia 17 de abril, em São Paulo, pela Petrobrás e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que coordena o PBE Veicular.

Ainda neste ano, 31 modelos de cinco categorias (sub-compacto, compacto, médio, grande e carga) terão as informações de consumo e eficiência energética testadas pelo Programa e 24 destes modelos de duas categorias, compacto e sub-compacto, poderão sair das fábricas etiquetados.

A fixação das etiquetas não será obrigatória
A adesão dos fabricantes e importadores ao PBE Veicular deve ser renovada a cada ano. As montadoras serão obrigadas a informar os dados do consumo de combustível e da eficiência energética dos modelos no manual do proprietário do veículo e nos pontos de venda. As etiquetas serão fixadas opcionalmente nos vidros dos carros.

As informações de consumo e eficiência dos modelos participantes também estarão disponíveis nos sites do Inmetro www.inmetro.gov.br  e do Conpet www.conpet.gov.br.


As informações são totalmente confiáveis?
As informações do programa são úteis porque mostram a média geral de consumo e eficiência dos carros testados em métodos e ambientes pré-determinados. Mas consultar amigos e conhecidos que já utilizam a um bom tempo o modelo pretendido por você e pesquisar em fóruns na internet é importante...

Fonte: Inmetro e Petrobrás
Texto: Equipe MotorClube

 border
Preços de eletrônicos

TV LED Samsung

TV LED Samsung

Celular LG Scarlet

Celular Nokia N97
 border
 border
Comentários
 1º  Flávio Araújo
Data: 22/04/2009 10:02
Atividade: Representante Comercial
Cidade:  Recife

O SELO, será de grande importância na avaliação do consumo dos novos veículos. Pois TODOS serão analizados, obedecendo critérios TÉCNICOS pré-estabelecidos. E não a padrões comerciais ou apaixonados de alguns proprietários. As Montadoras que não aderirem ao Programa deve ter algo a temer. 

 2º  Mary Talita Oliveira Nascimento
Data: 22/04/2009 01:57

Atividade: Estudante
Cidade:  Fortaleza

Isso é verdade, mas se caso o veículo não apresentar o índice de economia dado pela categoria? O que o proprietário pode fazer? 

 3º  luis Carlos Faria
Data: 22/04/2009 02:04

Atividade: firma de representação
Cidade:  Rio de janeiro

Tenho um novo gol e só ando no álcool e o máximo que o meu fez foi
foi 7,15 Km com 01 litro eu particularmente acho pouco. 


 4º  Alex
Data: 22/04/2009 05:08

Atividade: Estudante
Cidade:  Lavras

Essa é uma exelente forma de estimular as montadoras a produzirem veículos mais econômicos.

O que ainda nos falta é um "selo" de qualidade para os nossos combustíveis, pois ainda temos que confiar no "controle de qualidade" das próprias distribuidoras. 


 5º  Alex Pinna
Data: 22/04/2009 05:08

Essa é uma exelente forma de estimular as montadoras a produzirem veículos mais econômicos.

O que ainda nos falta é um "selo" de qualidade para os nossos combustíveis, pois ainda temos que confiar no "controle de qualidade" das próprias distribuidoras. 


 6º  mauro lucio
Data: 22/04/2009 09:43
Atividade: militar
Cidade:  belo horizonte

ok mas tambem precisamos como disse o nobre colega um selo que possa dar certeza da nossa gasolina que e duvidosa, digo de pessima qualidade . 

 7º  Adam
Data: 23/04/2009 06:44

Atividade: Estudante
Cidade:  Jaboatão dos Guararapes

Alex acima já falou tudo. Precisamos é de um selo de qualidade nos combustíveis.
O consumo do carro é tambem do pé do motorista.
O consumo divulgado pela fabrica nem sempre e aquele quando o consumidor começa a rodar. 


 8º  Adam
Data: 23/04/2009 06:44

Alex acima já falou tudo. Precisamos é de um selo de qualidade nos combustíveis.
O consumo do carro é tambem do pé do motorista.
O consumo divulgado pela fabrica nem sempre e aquele quando o consumidor começa a rodar. 


 9º  Anderson
Data: 23/04/2009 08:25
Atividade: Bombeiro Militar
Cidade:  João Monlevade

Acho importante o selo pois o comsumidor irá saber que tipo de veiculo esta levando , o que nos revolta e saber que nosso combustivel e de pessíma qualidade e o mais caro do mundo. 

 10º  Jonathan
Data: 23/04/2009 09:37

Atividade: Estudante
Cidade:  São Paulo

Bom acho q ele vai pode ajudar a tirar as duvidas dos compradores de carro 

 11º  Robson mabilia
Data: 25/04/2009 01:13

Atividade: motorista
Cidade:  campo Bom

Concordo que deveria ter o selo na gasolina e alcool também, pois é brutal a diferença de consumo de um posto para outro. acho que o amigo Luis Carlos deve estar abastecendo em um posto com alcool de péssima qualidade. Se o seu gol for 1.0 é pouco mesmo! 

 12º  Perciliano do Nascimento
Data: 04/05/2009 11:18

Atividade: Bombeiro PM da Reserva
Cidade:  Itupeva/SP

Caro amigo Luis, fui um primeiros a ter um Gol quando foi lançado no mercado, na época do Pró Alcool. Chegava a rodar 16 Km na estrada, com um litro de álcool. Era um modelo 1.2 ou 1.3, motor Porsche, se a minha memória não me trai. Não sei se hoje qual está mais ruim, se é o combustível, os carros atuais, o governo que finge que fiscaliza, ou os tres juntos estão péssimos... 

 13º  Igor Paiva
Data: 08/05/2009 03:40

Atividade: Petroleo
Cidade:  Rio das Ostras

Tenho um crossfox e o mesmo é um alcolatra bebi muito no alco na gasolina tambem bebi já reclamei na volks mais os mecanicos me diz q meu carro n tem nada, eu acho que é os combustiveis que estão cada vez mais ruim e fora a grande quantidade de agua que o mesmo tem... 

 14º  roberio monteiro barros
Data: 23/06/2009 07:50

Atividade: chefe de oficina de concessionaria
Cidade:  fortaleza

to gostaria , de dizer que consumo de combustivel e uma variavel nos testes feitos , com veiculos novos , foi constatado que a maneira , de dirigir o veiculo vem a resultar em um consumo considerado excessivo , para se ter uma ideia , com cliente conduzindo um veiculo com motorizacao 1,0 , o veiculo fez uma media de 4.2 kms, por litro de gasolina ; com o piloto de teste com cliente acompanhando o teste de consumo em perimetro urbano , simulando situacoes no dia a dia do proprietario o mesmo veiculo fez 13,4 com ar condicionado ligado . venho a dizer que veiculo apos uma analise , completa do sistema de injecao nenhum que foi feito teste apresentou defeito de fabricacao, nos parametros do gerenciamento do motor . o que quero dizer que o selo , pode gerar um problema , para fabricantes e concessionarios,quando nao se sabe conduzir oveiculo de forma economica , principalmente veiculos com motorizacao 1.0 . entretanto para terminar digo que consumo de combustivel depende de ;da maneira de conduzir veiculo , pavimento, clima, combustivel usado no veiculo , e condicoes de funcionamento do veiculo 

 15º  ROMEU SUZUKI
Data: 29/07/2009 06:15

Atividade: EMPRESÁRIO AGRICOLA
Cidade:  MARILANDIA DO SUL

De maneira geral todos os veiculos FLEX possuem baixa eficiencia no consumo de ambos combustiveis. As montadoras deveriam desenvolver veiculos somente a alcool com melhor acerto de motores para economia de combustivel porque a maioria que compra flex anda somente no alcool. outro fator é a economia que gira em função da PETROBRAS. Nos somos auto suficiente em petroleo e combustiveis alternativos, no entanto, é um dos mais levados por litro de combustivel, felizmente nos brasileiros podemos pagar esse valor, somos muitos ricos. temos o luxo ter uma das maiores carga tributária do mundo. e nos podemos conviver e ganhar muito mais. O brasil é um pais muito promissor, todos tem chance de ganhar dinheiro. Basta ser empreendedor o resto é trabalho. 

 16º  sahala
Data: 04/10/2009 10:01

Atividade: volei
Cidade:  estdos inidos

isso e otimo



 17º  aldemiro
Data: 31/10/2009 04:52

Atividade: eletricista
Cidade:  videira .s.c

com todo o respeito eu dicordo do comentario do sr. romeu suzuki que quem compra flex so anda com alcool porque eu mora em santa catarina e poucos usuarios de carros flex usam alcool so quem não se preucupam com consumo porque nos 2 estados do sul o alcool e quase 2 reais o litro eu sei que no parana pracima ja o preço e outro o governo deveria ter um controle de preços do alcool no brasil ou os fabricante de automoveis deveria ter opções de carros so a alcool ou so a gasolina eu tambem descordo de consesionarias falar que pro carro ser economico so depende de como e condusido porque eu tive um gol ano 2005 flex 1.0 fazia 10.2 na cidade e 16.4 na estrada iso com gasolina então me intusiasmei com consumo comprei na epca um g4 trende 1.0 ok 2007 mod 2008 foi so decepção com gosolina fazia 7.5 na cidade e 12 na estrada isso com gasolina quem conduzia esse gol era o mesmo motorista abastecia no mesmo posto BR levei varias vezes na consecionaria para ver oque estava acontecendo eles me falavam que estava tudo normal quando cheguei aos 28 mil kilometros estava bebendo amesma coisa então troquei por um golf 1.6 ano 2004 so a gasolina estou fazendo quaze 9 kl na cidade e 13.3 na estrada por isso amigos que penso que deveria ter opções de carro flex ou não flex quem ve vantagens em carro flex compra carro flex quem não ve compra so a gasolina peço desculpas se alguem acha que exagerie no meu comentario um abroço a todos . 

 18º  pedro
Data: 14/11/2009 07:41

Atividade: vendedor
Cidade:  sao paulo

1 dizer que carro 1.0 é economico é um mito
2 o japão vende gasolina mais barata que o brasil e não produz nada de petróleo
3 nem sempre o alcool polui menos que a gasolina.uma pesquisa recente mostrou isso e provocou protestos e indignaçao de usineiros que fazem lobby sobre o assunto,e a grande midia nem divulgou a coisa toda,com excessão de uma ou outra radio daqui de sao paulo
4- alguns "especialistas" dizem que o motor tem que amaciar bastante até chegar ao desempenho ideal
5-nem um posto de combustivel é confiável,nem aqueles com marcas "confiáveis" no sabado e domingo de madrugada muitos postos reabastecem seu tanques com combustível adulterado,haja vista a falta de fiscalização nesses dias.eu ja fui vitima dessa malandragem,e fui até o posto de madrugada furioso para troca de combustível!!! 


 19º  GustavoK
Data: 26/12/2009 03:01

Atividade: Engenheiro
Cidade:  Jaraguá do Sul

Kia Picanto 2009 - gasolina - até agora não cumpriu o prometido no selo: 16.1 km/l na cidade e 21 km/l na estrada. O máximo que fez foi 14,7 km/l na cidade e 17 km/l na estrada (está com 3000 km - vamos ver se mais tarde, amaciado, rende mais - maioria das vezes andando com ar ligado...). Qualidade da gasolina importa sim: na estrada, de Joinville e Laguna, 17 km/l, abasteci em posto texaco e de Laguna p/ POA fez só 14 km/l. (gasolina tipo comum)
Considerando que 16.1 e 21 km/l seriam uma média, o carro devia fazer uns 30 km/l de agora em diante pra se recuperar a média...
Como é feito o teste para o selo? Com ar/sem ar? Com que tipo de gasolina? 



Comente esta matéria
border
border

Nome: *

E-mail: *

Cidade:

Atividade:

Comentário: *

Aviso Importante:
- Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
- Todos devem se identificar através de e-mail válido.
- Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
- Não importune, ameace ou abuse de outros membros.
- Não poste conteúdo obsceno ou de caráter censurável.
- Não poste conteúdo que viole os direitos legais de terceiros.
- Tente manter-se dentro do assunto da matéria.

  

 

 |   |   |   |   |   |   |   | 

2005/2010 - MotorClube.Com.Br