Qual carro substituirá o Fiat Mille em 2014?
publicado em 27/05/2011

Como divulgado pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), a partir de 2014 todos os carros fabricados no Brasil deverão vir com airbag e sistema de freios ABS de série. O projeto do Fiat Mille será descontinuado até esta data e um novo modelo deverá ser lançado. A pergunta é: qual será o novo carro de entrada da Fiat?

Histórico do Fiat Mille
O Uno Mille foi lançado em 1990 com a missão de substituir o Fiat 147. Possuindo um motor de 994 cilindradas, o novo carrinho tinha apenas 48 cv de potência. O modelo era tão básico que não tinha tampa do porta-luvas, encostos de cabeça e nem retrovisor direito.


Fiat Mille Economy (frente)
1024x768  1280x1024  1600x1200


Essa simplicidade do "uninho" lhe rendeu um preço acessível e um sucesso imediato de vendas. Ao longo dos anos, foi ganhando diversidade de equipamentos, motor mais potente e teve diversas reestilizações. Mesmo com o lançamento do Palio, as fortes vendas do Mille forçaram a fabricante manter o modelo até hoje.

Novo Uno
O Novo Uno pegou emprestado o nome do "fusca" da Fiat, mas sua proposta de carro mais requintado o fez permanecer distante do maior atrativo do Mille: economia em todos os aspectos.

O Mille, por ser um projeto mais leve e simples, ainda consegue ter o mais baixo consumo de combustível entre os carros da Fiat. A reposição de peças e acessórios tem preço atrativo e também sofre uma das menores desvalorizações na revenda.

E agora, Fiat?
Com a nova lei, será um grande desafio para a Fiat substituir o Mille e não perder mercado, principalmente para as montadoras chinesas e novos projetos dos seus principais concorrentes nacionais. A fabricante terá que lançar um carro simples, que atraia os atuais donos de Mille e que tenha os requisitos mínimos de segurança exigidos a partir de 2014.

Projeto para fábrica de Pernambuco
Tudo indica que o novo carro de entrada será produzido na nova fábrica da Fiat que está sendo construída em Suape, Pernambuco. Circulam na internet muitos rumores que o substituto tomará como base o europeu Fiat Seicento.

Fiat Seicento
Fabricado na Polônia a partir de 2008, teve a missão de substituir o Fiat Cinquecento. Saiu de linha em 2010 e sua aparência é bem ultrapassada, mas especula-se que será aproveitada apenas a plataforma, ganhando novo design. Será mesmo que a Fiat conseguirá repetir o sucesso histórico do Mille com o novo projeto?

Fiat 600


Fiat 600


Fiat 600
Compartilhe esta notícia: