Matérias sobre Direção Segura - Na Cidade
border
Carros seguros

Quais são os carros mais seguros do Brasil?
publicado em 01/10/2008

O CESVI Brasil divulgou um sério estudo que ajuda o consumidor a escolher um modelo de carro com alto índice de segurança para os ocupantes e do patrimônio em si.

Entenda como funciona o ranking
A pesquisa dividiu o ranking de acordo com uma ponderação entre os componentes destinados à segurança ativa, segurança passiva e patrimonial presentes em cada modelo. A classificação dos veículos neste ranking vai de 0,5 a 5 estrelas (sendo 5 a melhor classificação). Quanto maior a nota, melhor a disponibilidade de componentes de segurança.

A pontuação de cada componente leva em consideração os seguintes pesos:
- Componente de série: 100% do valor da pontuação.
- Opcional: 50% da pontuação.

Algumas conclusões do estudo
1 -
Veículos com classificação a partir de 3,5 estrelas, na sua maioria, já apresentam componentes fundamentais para a segurança, como AIR-BAG e ABS.

2 - 69% dos veículos analisados têm uma classificação que não supera 3 estrelas.

3 - Nenhum veículo das categorias PICAPE COMPACTA, MULTIVAN e SW COMPACTA supera a classificação de 2 estrelas.

4 - Na categoria HATCH COMPACTO, em que se encontra a maioria dos veículos comercializados no Brasil, a maior classificação atingida é de 3 estrelas.

5 - Nas categorias COUPÊ e ROADSTER, nas quais predominam os veículos importados, a classificação mais baixa já parte de 4,5 estrelas.

Veja aqui o Ranking Completo

Fonte: CESVI Brasil
Texto Adaptado: Equipe MotorClube


Matérias Relacionadas:


Volvo V40 2013 é o carro mais seguro testado pela Euro NCAP
Volvo V40 se tornou o carro mais seguro já testado pelos exigentes testes da Euro NCAP.

Seguro de automóvel: o que preciso saber!
Vai contratar um seguro para o carro? Conheça o que significa cada tipo de cobertura e algumas dicas importantes.

"Sai do carro, é um assalto!". O que fazer nessa hora?
Estatísticas indicam que as pessoas estão cada vez mais imprudentes e os criminosos cada vez mais ousados. Conheça os comportamentos que devem ser evitados.

Picape Amarok Highline com seguro e IPVA grátis!
A picape Volkswagen Amarok fechou 2010 com vendas bem abaixo do esperado e por isso a marca lança uma campanha para alavancar as vendas que oferece seguro e IPVA grátis.

Teste confirma que carro vendido no Brasil não é seguro!
Ontem foi inaugurado em São Paulo o Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina, o Latin NCAP. Foram divulgados os resultados do crash test (teste de colisão) de nove carros, entre eles os mais vendidos do país: VW Gol e Fiat Palio. Estamos muito mal em segurança veicular. Confira os resultados e vídeos.

Seguro de carro para pessoas com necessidades especiais!
A Corretora de Seguros Honda em parceria com a Yasuda Seguros estão comercializando um seguro de carro exclusivo para pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE).

Seguro para automóvel a R$ 59,90 por mês!
Não é conversa de vendedor. Desde abril o seguro Autofácil, está comercializando a R$ 59,90 por mês um seguro de automóvel popular.



MotorClube
no Google+

Faça seu comentário ou opinião:





  • Liana Carnauba

    Opinião do dia 7/10/2008 05:31:00 - Acho que o Sandero é um carro bem fortinho como o Logan e os dois não tiveram pontuação boa....qual o critério? Só deu BMW.........eu hem...........

  • Giovane Mendonça

    Opinião do dia 7/10/2008 04:47:00 - A segurança dos passageiros deveria ser prioridade na fabricação de automóveis, pois como sabemos, freios ABS e AIR BAG não estão disponíveis em carros populares fabricados em série. Pois a maior fatia da população que adquire carro zero não detém de recursos para adquirir opcionais que garantam maior segurança. Abraço. Giovane Mendonça Alegrete - RS

  • Flávio Pires

    Opinião do dia 4/10/2008 07:11:00 - Qual foi o critério utilizado na avaliação da classificação dos veículo mais seguros?

  • Rafael Pereira

    Opinião do dia 3/10/2008 01:34:00 - É ridículo mesmo tanto a ação das fabricantes, das concessionárias (é impossível achar um Palio com airbag numa concessionária, se você quiser tem que esperar meses), e muito dos consumidores. Afinal, ar-condicionado parece valer mais do que sua vida. Agora, o Cesvi foi meio mancado nesse índice de segurança. O Sandero tirou uma nota pior que o Mille, por exemplo, sendo que ambos tem os mesmos equipamentos de segurança (leia-se nenhum), mas o Mille é um projeto antiquíssimo ainda menos seguro.

  • helio

    Opinião do dia 2/10/2008 08:37:00 - Este estudo só vem confirmar o que já se sabe há muito tempo nestas terras tupiniquins, onde as montadoras fazem sòmente atender às bobices do comprador de automóvel no Brasil, que se preocupa quase que exclusivamente com a aparência de seu carrinho e nunca com a segurança ativa e passiva que um carro deve apresentar. Daí não fazer parte de nossa cultura a exigência de AIR BAG e freios ABS nos veículos novos que compramos. O consumidor brasileiro parece que fica demente na hora de comprar um carro novo e, até mesmo por falta de opção, leva uma carroça perigosa para si e para os outros. Se o brasileiro tivesse a oportunidade de dirigir um carro com freios ABS num test-drive, acredito que nunca mais compraria um carro sem este equipamento. Mas vai mudar esta mentalidade tacanha !!!!