Quais os carros mais econômicos do Brasil
publicado em 10/02/2012

O Inmetro divulgou as tabelas do consumo de 105 veículos comercializados no mercado brasileiro. Confira os carros mais econômicos.

Economia de combustível por categoria
As tabelas informam o resultado do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2012 que avaliou a eficiência energética de 105 modelos de oito montadoras (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen), testados por categoria.


Fiat Mille Economy (frente)
1024x768  1280x1024  1600x1200
Novo Uno Economy 2012 (papel1)
1024x768  1280x1024  1600x1200
Renault Duster 2012 (papel1)
1024x768  1280x1024  1600x1200
Renault Logan 2012
1024x768  1280x1024  1600x1200


O campeão de menor consumo na categoria "sub-compacto" e entre todas as categorias foi o Uno Mille Economy, consumindo 8,9-12,7 km/l (etanol-gasolina) na cidade, e 10,7-15,6 km/l (etanol/gasolina) na estrada. Outro modelo que recebeu classificação "A" na mesma categoria foi o Novo Uno Economy Evo, com 8,7-12,5 km/l no ciclo urbano, e 10,4-15,2 km/l no ciclo rodoviário.


Fiat Uno Mille Economy

Uno Mille continua sendo o carro mais econômico do Brasil, seguido pelo Novo Uno Economy Evo


Entre os "compactos", o Siena Fire, Honda Fit 1.4 manual, Renault Sandero 1.0, VW Gol Ecomotion e Polo BlueMotion levaram a nota máxima. O Renault Logan 1.0 foi o único com classificação "A" entre os veículos "médios". Cinco modelos ficaram na classe mais alta de eficiência, na categoria "grande", destacando-se o Fusion Hybrid (gasolina/elétrico), que fez 13,8 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada.

Renault Logan

Renault Logan 1.0 levou sozinho a classificação "A" em economia na categoria "médio"


Nenhum "utilitário esportivo" ganhou nota "A". Os melhores nesta categoria foram o Palio Adventure Dualogic 1.8 e o Renault Duster Dynamique 4x2 2.0 manual com classificação "B", os dois tiveram consumo médio combinado (cidade/estrada) próximo de 7 km/l utilizando etanol.

O Duster Dynamique 4x4 foi o único com "A" na categoria "fora-de-estrada". O Fiat Doblò foi o único avaliado na categoria "minivan" e recebeu um "C". Entre os modelos comerciais, o Kangoo Express 1.6 ficou sozinho na primeira colocação. Na categoria "carga derivado" a picape Saveiro de cabine simples e estendida ganhou a nota "A", com a Fiat Strada Fire 1.4 encostada em segundo lugar com um "B".

Renault Duster Dynamique 4x4

Duster Dynamique 4x4 foi o único com nota "A" no segmento "fora-de-estrada"

Não houve modelos inscritos na categoria "esportivos". Entre todos os veículos de passeio, o EcoSport XLT e o EcoSport Freestyle automáticos foram os piores em consumo: 5.2 km/l de etanol percorrendo a cidade.

Ford EcoSport

Ford EcoSport XLT/Freestyle automático é o que mais gasta combustível entre todos os veículos

Os modelos avaliados deverão usar obrigatoriamente a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) que mostra os resultados do PBE Veicular 2012 no vidro. Nela estarão registrados a classificação do veículo que varia de "A" (menor consumo/mais eficiente) até "E" (maior consumo/menos eficiente), características técnicas básicas e o consumo em km/l.
 
Também será obritatório que as informações do PBE Veicular sejam divulgadas em comerciais, locais de venda e nos manuais dos veículos a partir da segunda quinzena de abril.

Categoria: sub-compacto
Tabela PBE Veicular 2012

Tabela PBE Veicular 2012


Categoria: compacto
Tabela PBE Veicular 2012

Tabela PBE Veicular 2012

Tabela PBE Veicular 2012


Categoria: médio
Tabela PBE Veicular 2012

Tabela PBE Veicular 2012


Categoria: grande
Tabela PBE Veicular 2012

Tabela PBE Veicular 2012


Categoria: utilitário esportivo
Tabela PBE Veicular 2012

Tabela PBE Veicular 2012


Categoria: fora-de-estrada
Tabela PBE Veicular 2012


Categoria: minivan
Tabela PBE Veicular 2012


Categoria: comercial
Tabela PBE Veicular 2012


Categoria: carga derivado
Tabela PBE Veicular 2012


Fonte:
Inmetro - Programa Brasileiro de Etiquetagem
Compartilhe esta notícia: