Matérias sobre Direção Segura - Leis de Trânsito
border
Carteira de motorista

Por dentro das novas regras para tirar carteira de motorista!
publicado em 29/12/2008

Dia 1º de janeiro entra em vigor as novas regras para quem vai tirar a primeira carteira de motorista. O curso de formação de condutores vai ter uma carga horária maior de acordo com a Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. O curso teórico que atualmente tem 30 horas aula passará a ter 45 horas aula e o curso prático de direção veicular, com carga horária de 15 horas aula, será de 20 horas aula.

Norma antiga só até dia 31
O CONTRAN esclarece que candidatos que já fizeram o seu cadastro seguirão as normas antigas e também aqueles que ainda o fizerem até 31 de dezembro, ou seja, até a vigência da atual Resolução 168/2004.

Outras mudanças
A Resolução 285 traz também como novidade novos conteúdos para as aulas teóricas e a permissão para que o curso prático de direção para motocicleta seja realizado em via pública, mas antes deve ser realizada uma instrução em circuito fechado até que o candidato domine o veículo. Na via pública, o instrutor poderá monitorar o aluno em outro veículo. Mesmo em condições climáticas adversas, como chuva, por exemplo, o curso deverá ser realizado.

  Resolução 168/04 Nova Resolução 285/08
   
Curso Teórico 30 h 45 h
Legislação de Trânsito 12 h 18 h
Direção Defensiva 8 h 16 h
Noções sobre o Funcionamento do Veículo de Duas ou mais Rodas 2 h 3 h
Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito 4 h 4 h
Noções de Primeiros Socorros 4 h 4 h
Curso de Prática de Direção Veicular 15 h 20 h


Fonte: Contran
Texto:
Equipe MotorClube


Matérias Relacionadas:


Exames para que motoristas recuperem a habilitação entram em vigor!
Os motoristas condenados por crime de trânsito ou envolvidos em acidentes graves deverão prestar exames para voltar a dirigir.

Projeto de Lei quer manter mudanças em carros por 3 anos!
O projeto quer obrigar aos fabricantes que durante um período mínimo de três anos 80% das características dos modelos permaneçam inalterados.

Você conhece as causas de suspensão e cassação da CNH?
Para se prevenir e se defender dos infratores, conheça as causas de suspensão e cassação da carteira de motorista previstas em lei.

Lei Seca pode reduzir seguro automotivo em até 10% para 2009!
Além de evitar acidentes, a Lei Seca pode reduzir o preço do seguro para o próximo ano. É a previsão do Banco GMAC, da Chevrolet.

Você é a favor da lei do airbag?
Qual sua opinião sobre a nova lei que torna o airbag obrigatório no Brasil? Poderá elevar preços do carro popular?

Conheça as novas regras para placas de veículos!
Neste 1 de janeiro de 2008 entrou a nova regra que padroniza o tipo de letra utilizado nas placas de identificação dos veículos em todos o país.

Contran cria novo sistema de identificação de veículos
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a criação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV) que tem o objetivo de planejar e implantar ações de combate a roubo e furto de veículos e cargas assim como gerir o controle de tráfego.



MotorClube
no Google+

Faça seu comentário ou opinião:





  • Lucianaferraz

    Opinião do dia 16/12/2011 08:46:00 - eu axo isso uma puta de uma sacanagem, eu preciso de um companheirooooooooooooooooooooooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • LAZARO LOPES FERNANDES

    Opinião do dia 5/1/2009 11:03:00 - Realmente está necessitando agir, fazer algo para melhor a qualidade de nossos condutores. Acho que as medidas são válidas, colocando em prática tudo que está na lei, inclusive cobrando dos responsáveis a ética e a moral na aplicação das medidas que agora estão em vigor. Vamos esperar o resultado, poderá ser bom.

  • Rogerio de Magalhaes

    Opinião do dia 5/1/2009 10:02:00 - Boa noite!! Vejo que este aumento de carga horaria, não passa de simples loby, porque quantas e quantas modificações ja foram feitas no nosso código de trânsito, e de pouco adiantou. A saída que vejo para o nosso BRASIL é só mudando o nosso código penal e privatizando o sistema carcerário, porque como está nada vai mudar, exceto em nosso bolso, observem o resultado deste feriadão após a lei seca. Me desculpem pelo meu ponto de vista, mas ainda acredito no BRASIL e tenho certeza que muito ainda vai mudar.

  • Lucimar

    Opinião do dia 4/1/2009 10:40:00 - Acredito que a melhoria da prática no trânsito depende da fiscalização das auto-escolas e da punição exemplar aos policiais de trânsito corruptos, e não do aumento das exigências (cada vez mais onerosas) sobre os alunos. Já temos leis e portarias demais; só falta fazer cumprí-las. É a impunidade no trânsito e a corrupção de policiais que permitem absurdos como veículos deteriorados, faróis azuis, motos sem placas etc. em circulação.