Por dentro das novas regras para tirar carteira de motorista!
publicado em 29/12/2008


Dia 1º de janeiro entra em vigor as novas regras para quem vai tirar a primeira carteira de motorista. O curso de formação de condutores vai ter uma carga horária maior de acordo com a Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. O curso teórico que atualmente tem 30 horas aula passará a ter 45 horas aula e o curso prático de direção veicular, com carga horária de 15 horas aula, será de 20 horas aula.

Norma antiga só até dia 31
O CONTRAN esclarece que candidatos que já fizeram o seu cadastro seguirão as normas antigas e também aqueles que ainda o fizerem até 31 de dezembro, ou seja, até a vigência da atual Resolução 168/2004.

Outras mudanças
A Resolução 285 traz também como novidade novos conteúdos para as aulas teóricas e a permissão para que o curso prático de direção para motocicleta seja realizado em via pública, mas antes deve ser realizada uma instrução em circuito fechado até que o candidato domine o veículo. Na via pública, o instrutor poderá monitorar o aluno em outro veículo. Mesmo em condições climáticas adversas, como chuva, por exemplo, o curso deverá ser realizado.

  Resolução 168/04 Nova Resolução 285/08
   
Curso Teórico 30 h 45 h
Legislação de Trânsito 12 h 18 h
Direção Defensiva 8 h 16 h
Noções sobre o Funcionamento do Veículo de Duas ou mais Rodas 2 h 3 h
Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito 4 h 4 h
Noções de Primeiros Socorros 4 h 4 h
Curso de Prática de Direção Veicular 15 h 20 h


Fonte: Contran
Texto:
Equipe MotorClube

Compartilhe esta notícia: