Matérias sobre Direção Segura - Na Estrada
border

Cuidados ao se deparar com caminhões na estrada!
publicado em 25/04/2008

 
 
 
 
Veja preço deste Volkswagen Jetta
 

Os motoristas iniciantes normalmente ficam assustados ao se deparar pela primeira vez com um caminhão na pista. Com o passar do tempo perde-se o medo e o ousado motorista passa a fazer manobras arriscadas que ignoram as leis da física e o bom senso em relação "peso-pesado" oponente.

Volkswagen Tractor
800x600   1024x768   1280x1024

Se houvesse mais cautela diante do caminhão, poderia acontecer bem menos acidentes. Entre as causas mais comuns estão as seguintes situações:

1 - Frenagem na frente do caminhão. É impressionante como as leis da física são ignoradas neste caso. Motoristas pisam o pé no freio com um caminhão muito próximo da traseira. Com os dois veículos na mesma velocidade, o caminhão leva aproximadamente o dobro do tempo até parar, o que pode ocasionar o esmagamento do carro. Especialistas recomendam deixar uma distância de 100 metros, no mínimo, entre os veículos.

2 - Ultrapassagem arriscada. Motoristas não sabem calcular o tempo e o momento certo da ultrapassagem, confiam no instinto e arriscam a vida desnecessariamente. O primeiro ponto a ser pensado é manter uma distância segura entre seu carro e o outro veículo. Depois disto, observe o momento em que haja boa visibilidade da estrada e grande espaço livre na contra-mão. É fundamental que possa desenvolver uma velocidade muito superior a do caminhão.

Se seu carro tiver motor 1.0, tenha cuidado redobrado, principalmente com peso em excesso. Se for uma descida, evite a ultrapassagem. Nesta situação o caminhão vai acelerar para "ganhar tempo". Ignore motoristas apressados que ficam buzinando atrás de seu carro e pressionando para que se precipite nesta manobra.

3 - Farol alto na traseira do caminhão.
Por haver maiores espelhos, a luz alta atrapalha muito ao motorista do caminhão, causando situações de risco para todos.

4 - Ignorar pontos cegos do caminhão. A área de pontos cegos do caminhão é muito grande, principalmente se estiver dirigindo muito próximo a traseira dele. Mantenha sempre distância.

Erros dos caminhoneiros
Entre os abusos mais comuns cometidos pelos caminhoneiros está o famoso "ganhar tempo" na descida para exceder a velocidade na subida, manobras bruscas e ultrapassagem perigosa. Por causa de prazos apertados com o transporte eles dirigem com pressa excessiva e violam facilmente as leis de trânsito. Outro fator ainda comum é a ingestão de bebida alcoólica. Portanto, muito cuidado ao se deparar com um caminhão na estrada.

Já passou por alguma situação de risco com caminhões? Comente sua experiência abaixo.

Texto:
Equipe MotorClube


Matérias Relacionadas:


Respeite o aviso "Mantenha Distância"
Do ponto de vista da segurança devemos estar sempre muito atentos na condução de um veículo, pois a qualquer momento pode ser necessário tomar uma ação rápida para evitar se envolver em um acidente de trânsito.



MotorClube
no Google+

Faça seu comentário ou opinião:





  • opinião de Juvenisio

    Opinião do dia 20/4/2011 11:32:00 - O MAIOR PROBLEMA do motorista é andar de chinelo de dedo um bermudão e barrigudo barba por fazer, fui motorista e me aposentei, ainda trabalhei uns 6 anos. Tem hora que dá vontade de voltar, mas se os motorista andam de calça comprida, sapato camisa, a presença é outra se o guarda te parar e voce estiver bém vestido ele te tratara diferente experiencia própria.

  • Honorio Nozaki

    Opinião do dia 15/4/2011 07:48:00 - Condutores da categoria de veículos de passeio, caminhão e motos. Todos tem os seus pontos cegos pelas características do projeto do retrovisor e sua instalação, estatura do condutor e postura de dirigir, ajuste do banco e perfili do veículo e o tamanho do ponto cego está relacionado a tudo isso. Vejam cada detalhe, ficar colado na traseira colado no caminhão cria-se o seu próprio ponto cego, não entre nessa roubada. no link http://www.youtube.com/watch?v=w8qyxiDfeRc http://www.youtube.com/watch?v=ny9YUlzmDHo&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=M4IkQtZgWRU&feature=related

  • Honorio Nozaki

    Opinião do dia 29/3/2011 04:49:00 - Meio tardio mas, se ajudar. Entrei nessa para tentar informar a todos os condutores da existencia dos Pontos Cegos do seu tamanho e os perigos. Como respeitá-los? Entre com as palavras chaves no YouTube: "Espelho Convexo Camalleão" Direção defensiva.

  • luiz

    Opinião do dia 14/5/2010 05:55:00 - vejo mtos comentários onde o caminhoneiro parece ser a pior raça do mundo... nao vou falar aqui algumas das discriminações sofridas por essa classe.... motorista é tratado como cachorro em mtos lugares e alguns estabelecimentos nao os deixam entrar.... valores de fretes mto abaixo segue um exemplo.. o sáliro base de um gari "varredor de rua" aqui em minha cidade é de 1050,00 o sálario base de motorista de bi-trem gira em torno de 980,00 o garia trabalha 8 hrs por dia tem como resposabilidade um carrinho de mao e uma vassoura.. jah um motorista com um caminhao semi-novo de um patrimoni de cerca de 450,000,00 nas mao sem contar a responsabilidade e sem dizer q trabalha mais de 14 hrs por dia... agora pede se o governo coloca-se um sálario fixo p/ categoria se eles nao iriam gostar, parar de fazer "loucuras" nas estradas claro q tem motoristas q infelizmente nao vale oq come... mais a maioria sao trabalhadores sofridos q buscam conseguir o melhor para sí e suas familias.. fiz uma viagem de 7000KM com um bi-trem vcs do PR-RO, comendo mal.. dormindo mal.. ngm bixo ngm ajuda a nao ser "alguns" motoristas...tem carro pequeno q vive metendo pau em motorista de caminhao, mais vcs sbiam q mais de 80% dos acidente envolvendo caminhao e carro a culpa é do carro pequeno, por forçar ultrapassagem podar pela direita etc... entao digo o seguinte tem motorista q realmente nao vale nada.. mais a grande maioria faz parte de uma classe sofrida explorada pelo patrões com baixos sálarios q se phodem em filas q práticamente ngm ajuda.. digo pra vcs tenho meu sogro motorista de bi-trem.. é sofrido ficar longe da familia por mais de 30 dias a vezes.. nao é facil... ao invez d criticar os caminhoneiros vamo tentar ver o lado deles tbm..

  • fabricio

    Opinião do dia 24/4/2010 11:03:00 - concordo com o gustavo tem muitos caminhoes invenenados na pista como o meu aqui tem pressão!!!fora da lei mais dentro do horario!!!rsrsrsrs

  • sergio ferreira de oliveira

    Opinião do dia 18/1/2010 05:50:00 - boa noite caminhoneiros..... acho que todos os comentarios sao validos,,vcs para mim sao um verdadeiros herois do asfalto..parabens a todos vcs viu. queria uma ajuda de vcs ,,,me de uma carona ,,sou louco para andar de caminhao um viagem longaaaaaaaaaaaaaaa......de preferençia com motorista acima dos 35 anos ( mais experientes)...meu email e sergioferreira992@hotmail.com..moro em belo horizonte..mg...caso me de uma carona me avise com antecedençia.... deste ja agradeço Deus abençoes vcs todos camonhoneiro do nosso brasillllllllllllllllllll

  • Gusttavo

    Opinião do dia 28/8/2009 05:03:00 - Pô esses manê ai fica falando de caminhonero mais tem os caminhões com o motorzão envenenado como o meu que deixa muito golzim 1.6 pra traz E nois anda so na pressão!!!!!!

  • Anderson Coppi

    Opinião do dia 25/9/2008 11:23:00 - Concordo plenamente com todos e principalmente com o que Thiago comentou... O maior problema não é um unico caminhão e sim varios... Perceba a seguinte situação, temos 2 caminhoes 1 bem lento a frente e outro se aproximando com maior velocidade.... este de maior velocidade vai fazer de tudo para não precisar freiar atrás do caminhão mais lento, e irá abrir uma ultrapassagem, ou usar a segunda pista... se vc estiver ao lado dele com certeza vai tomar uma boa "fechada". Este é maior perigo.... perceba estas situações e faça ultrapassagens rápidas nunca se mantenha por muito tempo ao lado de um caminhão. Pois os caminhoneiros quando vê um caminhão logo a frente em baixa rotação ele mandam a seta as "vezes" e e ja trocam de pista.. Quantas freadas ja tive que dar aki na br101.. Infelizmente nossa realidade é essa. São caminhoneiros. São motoqueiros. São carros.. Até pedestres que atravessam o guarde rei, o q divide a Br no meio, a mureta. Todos tem q saber respeitar, sempre pense duas vezes, não vai pela impulsão! Perdi vários familiares, que pensaram que ia da certo e infelismente não deu.. POR FAVOR CUIDE DE SI E DOS OUTROSS RESPEITEM AS REGRAS E SINALIZAÇÃOOO ABRAÇOS E UMA ÓTIMA ESTRADA DA VIDA PELA FRENTE

  • elvis

    Opinião do dia 5/5/2008 01:17:00 - Referente as pontos segos, o pior lugar para se ficar ao lado de um caminhão em movimento é emparelhado com o "cavalo" (cabine) do lado do passageiro (caminhão à esquerda), o motorista do caminhão não vai te enchergar ali, e se ele for trocar de faixa, como de costume entre sinalizar e entrar não demora muito tempo, logo se vera em uma situação de muito risco. Fica a dica, evite andar ao lado, passe e suma da frente do "trem"

  • Isaias

    Opinião do dia 29/4/2008 09:50:00 - Bem colocada a observação da frenagem brusca a frente de caminhões e a ultrapassagem com carros de motor 1.0. Viajo bastante aqui no nordeste, sempre de carro pequeno e motor 1.8 . É triste ver a quantidade de barbeiragens provocadas por motoristas nestas duas situações citadas. Alguns são impetuosos na cidade, e sempre forçando que outros motoristas tomem atitudes pra não acontecer o pior....mas na estrada a coisa é mais séria e não observam que caminhões e carretas não irão conseguir se sair rapidamente e muitos nem irão tentar por que já sabem do risco de tombar e arriscarem sua propria vida só pra salvar carro novinho de motoristas imprudentes. Gosto sempre de repassar o seguinte pensamento: Respeite os grandes, a pista é deles porque eles estão aí a trabalho.

  • Thiago

    Opinião do dia 28/4/2008 08:33:00 - O maior problema não é um unico caminhao e sim varios... Perceba a seguinte situação, temos 2 caminhoes 1 bem lento a frente e outro se aproximando com maior velocidade.... este de maior velocidade vai fazer de tudo para não precisar freiar atras do caminhão mais lento, e ira abrir uma ultrapassagem, ou usar a segunda pista... se vc estiver ao lado dele com certeza vai tomar uma boa "fechada". Este é maior perigo.... perceba estas situações e faça ultrapassagens rápidas nunca se mantenha por muito tempo ao lado de um caminhão

  • Hideki

    Opinião do dia 26/4/2008 11:39:00 - Hoje estava viajando com minha prima e comentei exatamente isso com ela, que às vezes dá medo de ultrapassar caminhão. Já presenciei várias vezes imprudência por parte deles. São muito mal falados tanto quanto motoqueiros, mas claro, tem os conscientes. hideki www.hdkars.blogspot.com