Cuidados ao se deparar com caminhões na estrada!
publicado em 25/04/2008


Os motoristas iniciantes normalmente ficam assustados ao se deparar pela primeira vez com um caminhão na pista. Com o passar do tempo perde-se o medo e o ousado motorista passa a fazer manobras arriscadas que ignoram as leis da física e o bom senso em relação "peso-pesado" oponente.


Se houvesse mais cautela diante do caminhão, poderia acontecer bem menos acidentes. Entre as causas mais comuns estão as seguintes situações:

1 - Frenagem na frente do caminhão. É impressionante como as leis da física são ignoradas neste caso. Motoristas pisam o pé no freio com um caminhão muito próximo da traseira. Com os dois veículos na mesma velocidade, o caminhão leva aproximadamente o dobro do tempo até parar, o que pode ocasionar o esmagamento do carro. Especialistas recomendam deixar uma distância de 100 metros, no mínimo, entre os veículos.

2 - Ultrapassagem arriscada. Motoristas não sabem calcular o tempo e o momento certo da ultrapassagem, confiam no instinto e arriscam a vida desnecessariamente. O primeiro ponto a ser pensado é manter uma distância segura entre seu carro e o outro veículo. Depois disto, observe o momento em que haja boa visibilidade da estrada e grande espaço livre na contra-mão. É fundamental que possa desenvolver uma velocidade muito superior a do caminhão.

Se seu carro tiver motor 1.0, tenha cuidado redobrado, principalmente com peso em excesso. Se for uma descida, evite a ultrapassagem. Nesta situação o caminhão vai acelerar para "ganhar tempo". Ignore motoristas apressados que ficam buzinando atrás de seu carro e pressionando para que se precipite nesta manobra.

3 - Farol alto na traseira do caminhão.
Por haver maiores espelhos, a luz alta atrapalha muito ao motorista do caminhão, causando situações de risco para todos.

4 - Ignorar pontos cegos do caminhão. A área de pontos cegos do caminhão é muito grande, principalmente se estiver dirigindo muito próximo a traseira dele. Mantenha sempre distância.

Erros dos caminhoneiros
Entre os abusos mais comuns cometidos pelos caminhoneiros está o famoso "ganhar tempo" na descida para exceder a velocidade na subida, manobras bruscas e ultrapassagem perigosa. Por causa de prazos apertados com o transporte eles dirigem com pressa excessiva e violam facilmente as leis de trânsito. Outro fator ainda comum é a ingestão de bebida alcoólica. Portanto, muito cuidado ao se deparar com um caminhão na estrada.

Já passou por alguma situação de risco com caminhões? Comente sua experiência abaixo.

Texto:
Equipe MotorClube

Compartilhe esta notícia: