Matérias sobre Vender e Comprar - Vender/Comprar
border

Cuidados ao comprar um carro usado com câmbio automático!
publicado em 02/04/2010

 
 
 
 
Veja preço deste Toyota Corolla
 

Nos últimos anos aumentou a preferência dos brasileiros por carros automáticos. No mercado de usados é possível encontrar muitos modelos com o equipamento e com preço de "carro popular", mas é preciso tomar alguns cuidados para não levar pra casa um carro problemático.

A empresa Brasil Automático, líder nacional em treinamentos e literatura sobre transmissões automáticas enumerou algumas dicas para avaliar um semi-novo corretamente:

1) Verifique se há vazamentos
Faça análise por baixo do veículo na região da transmissão. Veja se há manchas de fluido (que pode ser avermelhado, geralmente). Se achar algum vazamento, desista da compra na hora. O sistema pode estar comprometido e terá um custo alto de reparação.

2) Verifique a troca de marchas
Outro indicativo é quando o câmbio demora a trocar as marchas. Uma dica é colocar o veículo na alavanca em "P" (Park). Em seguida, ligue o carro, espere um tempo até o motor ficar estável. Pise no freio e engate o "D" (Drive). A resposta máxima ideal da transmissão é de 2 segundos. Ela deverá engatar suavemente, sem ruído forte ou tranco. Faça o mesmo teste mudando para a posição "N" (Neutro) e para a marcha à ré (R).

Quando há demora no engate das marchas ou há ruídos e trancos, é sinal que há desgaste nas peças internas do câmbio, problemas no sistema hidráulico ou eletrônico.

3) Dirija o veículo
Dê uma volta com o carro em velocidade progressiva até atingir 60 km/h. Deverá neste intervalo haver a troca de duas marchas. Perceba se está ocorrendo a troca de forma suave ou com fortes vibrações. A troca deve ser feita sem que a rotação do motor tenha um aumento muito significativo. Verifique o mesmo para a redução de marchas.

4) Verifique todas as teclas
Alguns modelos possuem um conjunto de teclas que precisam ser testadas. Por exemplo, alguns carros automáticos possuem a tecla "Overdrive", que aciona a última marcha da transmissão. Verifique no manual do veículo todas as funcionalidades e se o sistema está respondendo corretamente.

5) Luz de advertência no painel
Quando estiver analisando o veículo, observe se as luzes de advertência do painel estão respondendo de acordo com a posição do câmbio acionado. Se o câmbio mudar de posição toda vez que a luz indicativa acende, o sistema pode estar com alguma falha no módulo eletrônico.

6) Ande bastante com o veículo
Não seja apressado, dirija bastante o veículo até que o motor seja aquecido. Se houver algum defeito, a probabilidade será maior nas condições normais de uso, quando todo o sistema aquece, depois de 20 a 30 km percorridos. Cuidados com as conversas de vendedor do tipo "esse barulho é porque o carro está frio", ou "esse tranco é normal, é do modelo". Tem vendedores que costumam dizer "tem um defeito, mas o conserto é simples". Não caia nessas armadilhas.

Após adquirir com segurança seu carro automático, faça sempre a manutenção preventiva e fique de olho no surgimento de pingos avermelhados no piso de sua garagem. Sempre dê uma olhada no fluido e verifique o sistema em uma oficina especializada.

Veja mais informações sobre a Brasil Automático no site:
www.brasilautomatico.com.br
 


Matérias Relacionadas:


Chevrolet Onix e Prisma 2014 recebem câmbio automático de seis velocidades
A Chevrolet equipou a linha 2014 do sedã Prisma e do hatch Onix com novo câmbio automático.

Nissan lança Tiida Sedan 2013 automático com freio ABS
Nissan lança versão do Tiida Sedan 2013 automático com freio ABS e outros itens de série. Confira mais detalhes e preço.

Novo Sandero Automatic 2012 chegou por R$ 43.900!
O Novo Renault Sandero ganhou mais uma versão com câmbio automático e motor mais potente de 16 válvulas.

Volvo C30 2.0 automático chega ao Brasil!
O Volvo C30 chegou ao Brasil em abril de 2007 e agora conta com a versão 2.0 e a turbo T5, ambas com câmbio manual e automático.

Citroën lança C3 com câmbio automático!
O C3 Automatique oferece câmbio automático seqüencial de última geração para as versões GLX e Exclusive equipados com o motor 1.6i 16v Flex.

Não precisa de bafômetro, Ford EcoSport bebe muito!
A Agência Auto Informe testou o Ford EcoSport 2.0 XLT Automático e constatou o que os leitores do MotorClube já sabiam: este carro bebe muito!

Volkswagen Polo 1.6 2009 ganha piloto automático!
O novo Polo 2009 ganhou novos itens de série e a opção de piloto automático para as versões com motor 1.6 litros.



MotorClube
no Google+

Faça seu comentário ou opinião:





  • Marcos César A. Barbosa

    Opinião do dia 16/10/2012 14:36:00 - Comprei um corolla 2010 e 40 mil kms rodados. Qd eu atingia 120/130 KM/h o carro dava fortes solavancos. Como eu CONFIAVA na marca culpei logo o combustível. Pra minha triste surpresa o defeito está muito além deste. Meu carro simplesmente terá que substituír o câmbio automático.  Pra piorar a situação levei meu carro a NEWLAND BRASILIA DF no dia 1º de outubro e meu carro havia vencido a garantia 30000 de setembro (DOMINGO). E não satisfeitos eles me informaram que meu carro ja não está mais na garantia.  Agora te pergunto: Desde quando GARANTIA/BOLETOS/CHEQUES PRE DATADOS/CONTAS DE LUZ dentre outros vencem dia de domingo??? É considerado dia útil? A concessionária estava aberta???  Deixo aqui meu depoimento sem ainda ter resolvido meu problema. To sem carro ha 15 dias e não me deram nenhuma previsão de entrega e nem se a SUPOSTA garantia vai fazer a substituição da pequena peça de 19 mil reais. O que você acha disso???????????

  • pedrito

    Opinião do dia 28/12/2011 13:59:00 - Câmbio de carro é igual a mulher, mulher feia=câmbio mecânico, mulher bonita=câmbio automático, eu prefiro mulher bonita. rssssssssssssss

  • Adilson

    Opinião do dia 18/12/2011 06:45:00 - Automatico usado é garantia de motor em bom estado, visto que as marchas são trocadas no tempo certo. Ah, não vai gastar com embreagem tb

  • Bbm

    Opinião do dia 18/12/2011 06:41:00 - Carro automático=evolução e conforto. Assim como ABS direção hidraulica etc. Quem pode deve investir nisso.

  • jose carlos

    Opinião do dia 6/7/2011 01:53:00 - adilson fuja do picanto . o carro e otimo mas a manutenção , não pague p/ver

  • Anonymous

    Opinião do dia 19/6/2011 04:15:00 - Nunca tive carro automático. Hoje preciso adquirir um que possua também o piloto automático. Estou testando um Volvo SW V40 2.0t ano 2001 com 114.000km nesse final de semana. Realmente o conforto e comodidade são fantásticos. Sei que o custo de manutenção principalmente dos importados são muito caro. O carro por ser um 2.0 Turbo surpreendeu, mas desanimei por ter apresentado vibração a 180 km p/h e vazamento de óleo de motor. Estou em busca de um usado mais conservado.

  • Marta

    Opinião do dia 1/6/2011 11:00:00 - Tive meu primeiro carro com cambio automatico ha um ano. Uma ecosport 2.0 xlt top de linha , que nao troco por outro tao ja. Ja que estamos falando de cambio ,vamos la, o cambio automatico sem duvida é muito melhor pois demora anos para se quebrar, por isso as pessoas falam de comprar um usado automatico, vai depender de quanto tempo ja está em desgaste... mas nao significa que pegar um usado vai quebrar entende? Varia de dono a dono. Agora se quebrar, no meu carro por exemplo ficaria em torno de 1500,00 reais para concertar, mas digo novamente é raro quebrar um cambio deste!!! Tem que ser cavalo mesmo.

  • HADESHY

    Opinião do dia 1/5/2011 07:20:00 - Tudo isso é ilusão da materia .... viva o momentoe compre seu carro e desfrute de todas as formas seu modelo tanto normal como automatico. ...

  • Henrique

    Opinião do dia 30/4/2011 02:49:00 - Quem reclama de carro automatico nunca teve um, ou e pobre o suficiente pra nem chegar perto de um, pois qualquer umpegar ocarro e nao souber fazer nem a preventiva dele tem que andar e de jegue

  • RENATO

    Opinião do dia 2/4/2011 02:20:00 - carros automaticos costumao ser 5 mil a mais. tipo se eu vou comprar um carro de 60 mil mecanico um automatico da mesma marca e mesmo modelo vou pagar 65 mil.

  • RENATO

    Opinião do dia 2/4/2011 02:08:00 - AUTOMÁTICO É PRA QUEM PODE.

  • sandro marcos

    Opinião do dia 15/3/2011 09:11:00 - automatico é 10

  • fabricio

    Opinião do dia 29/1/2011 05:58:00 - estou comprando um gouf ano 98 com cambrio automatico ele e mais caro ou mais barato que o cambrio normal

  • marcio

    Opinião do dia 6/1/2011 04:49:00 - como cuidar do cambio automatico!

  • Vitor

    Opinião do dia 27/12/2010 12:19:00 - Outra dica importante é, em velocidade moderada(60 km/h) acelerar fundo bruscamente. O câmbio deverá responder com uma ou mais reduções de marcha, porém sem apresentar trancos fortes ou estalos.

  • marcio willian

    Opinião do dia 14/12/2010 04:15:00 - tenho um honda civic 99 - ela esta demorando um pouca pra transferir de marcha. sera que existe algum dispositivo que possa trocar pra melhorar. ele nao da barulho e nem tranco quando muda so demora.

  • walmir

    Opinião do dia 7/12/2010 11:37:00 - realmente dirigir com automatico é muito comodo, dirigi durante 15 anos carros manuais, quando peguei um focus guia automatico fiquei encantado, é um brinquedo que quero para min, vou vender meu santana 04 para comprar um focus automatico, se o cambio quebra na estrada seja manual ou automatico só mesmo rebocando então da no mesmo é só manter as revisoes em dia e respeitar o carro q raramente dara problemas.

  • enock

    Opinião do dia 14/11/2010 09:23:00 - após 20 anos de veiculos com cambio manual, finalmente adquiri um carro com cambio automatico. no inicio pareceu estranho, principalmente pela vontade de usar o pé esquerdo, mas esqueça-o, pois como não tem embrenhagem, voce naturalmente pisará no freio, o que poderá causar uma frenagem brusca, com possi

  • admilson

    Opinião do dia 27/10/2010 10:00:00 - qual o carro mais entre o kia picanto automatico e o fox, gol, palio automatizado qual seria o melhor custo beneficio

  • Thais

    Opinião do dia 29/8/2010 05:06:00 - Desde 1978, só tive carros automáticos. Nada a reclamar. Hj em dia ainda, estão muito mais confiavéis. Eu recomendo !!

  • Paulo Roberto

    Opinião do dia 27/8/2010 07:41:00 - vcs. lembram quando vieram os carros quatro portas que loucura que foi, hoje a maioria esmagadora e quatro portas, o carro automatico nos Estados Unidos vem desde 1945 segundo Alexandre Garcia, e nos ainda estamos patinando se aceitamos ou nao, Deixem de duvida o cambio e bom mesmo e logo teremos os Airbags frontais e Freio Abs de Serie, Demorou mas chegamos la.

  • Marcelo

    Opinião do dia 18/5/2010 08:08:00 - Boa Noite, gostaria de saber se comprar carro automatico usado é mesmo uma "bomba" como muitos falam ? Estava pensando em adquirir um golf 2002/2003 automatico, o que voces acham ?

  • Santiago

    Opinião do dia 17/4/2010 11:06:00 - Boa tarde amigos. No início deste ano comprei um Honda Civic LX2000 com câmbio automático, na verdade era mais por necessidade do que por luxo e conforto, porém o carro conquistau tanto meu coração quanto o de minha esposa que o usa ainda mais que eu, para o amigo DONELI SAID CAPOTE sugiro este carro tem bom preço de compra e as peças não são tão absurdas. Abração

  • renato dantas

    Opinião do dia 13/4/2010 07:15:00 - Prezado Mario Ricardo, o câmbio atumático Eu fazia cara feia para este tipo de câmbio, hoje meu carro é automático e não troco pelo mecânico, quanto a freio motor existe sim alguns modelos de carro como o Honda CitY vem no câmbio automático as letras P, R, N, D, d3 2 e 1, os números D3, 2 1 são utilizado para freiar o carro com a ajuda do motor, os que tem paddle shift pode ser utilizados para avançar ou reduzir as machas, os que são automático sequêncial também pode passar do automático para o manual e utilizar como redutor de velocidade, é show de bola não irá se arrepender e cuidando bem nuca via dar problemas.

  • mário ricardo

    Opinião do dia 12/4/2010 06:21:00 - gostaria de saber como se comporta o câmbio automático em uma emergência ou ficamos refens apenas dos freios?

  • Gustavo De Marchi

    Opinião do dia 12/4/2010 05:20:00 - Carros Automáticos, aos poucos vão mostrando que são capazes de conquistar o mercado Brasileiro, com novas tecnologias aplicadas (diga-se câmbios ´pseudo automáticos´ -automatizados), ou seja, o próprio mercado já busca suas fontes para fazer parte desta fatia de mercado. Sou jovem, tenho 20 anos, os carros quais aprendi a dirigir, foram um C4 Pallas Tiptronic e um Corolla Automático. Ambos já não estão mais entre nós por razões pessoais, e hoje, andamos de Fiesta 1.0 Mecânico. Conclusão geral disto é: que saudades do conforto proporcionado pelo câmbio automático, e claro, dos automóveis em si. Definitivamente, quando realizar a aquisição do meu carro próprio, com grande certeza, será um automático. E viva o conforto!

  • Leo Stief jr

    Opinião do dia 10/4/2010 03:56:00 - O tradicional cambio automatico, ao contrario das novas versões "automatizadas" é muito confiavel ,raramente quebra e é preferencia em quase todas partes do mundo.Não devemos deixar que o mau desempenho dessas tentativas de fazer cambios que pareçam automaticos a baixo custo detonem com a imagem do bom e confiavel cambio automatico.

  • DONELI SAID CAPOTE

    Opinião do dia 9/4/2010 07:41:00 - Estou planejando adquirir um carro seminovo, com câmbio automático, porém como sou paraplégico, dificulta a observação recomendada, será que poderiam recomendar alguns modelos de preço médio ou existe algum veículo que inspire mais confiaça em termos gerais, estou pensando no fox com transmissão automatizada ou no corolla 2003/2004, automático, o que poderiam me dizer, pois já estou fazendo a opção pelo automático para não passar por problemas que já tive com embragem adaptada, agradeço sua opinião, um abraço.

  • Rolando Alfredo Garcia de OLIV

    Opinião do dia 9/4/2010 03:38:00 - Já vi um caso em que o carro (honda) de uma senhora parou no meio da rua. Ajudaram a encostar o carro no meio fio. Ninguém, mesmo os que possuiam carros automáticos conseguiram engatar o carro, em qualquer marcha. O carro era de Porto Alegre e ela estava no Guarujá, e...sem seguro. Dificil acreditar em câmbio automático.