Caixa-preta revela o que acontece em acidente de carro!
publicado em 29/07/2007



Quando ouvimos falar em "caixa-preta" logo relacionamos aos acidentes de avião. Agora o mundo automotivo também dispõe deste equipamento que será um importante aliado na identificação dos responsáveis pelo acidente de trânsito, seja quais forem os motivos.

Os carros de polícia dos Estados Unidos possuem um sistema similar, que grava imagens do veículo e que pode ser usado como recurso nos tribunais.

DriveEye, a caixa-preta automotiva
A empresa japonesa Clarion, lançou o DriveEye, dispositivo que podemos chamar de caixa-preta automotiva, pois sua finalidade é gravar informações durante os quinze segundos antes e os cinco segundos depois do acidente.

A Clarion, que produziu o primeiro rádio de automóvel e aparelho de som stéreo do Japão, é conhecida pela sua excelência em dispositivos automotivos.

Como funciona?
Esta espécie de “caixa-preta” na verdade é uma câmera que não tem nenhuma peça móvel e é envolvida numa caixa resistente de liga de magnésio.

Depois de instalado, este dispositivo fica preso ao pára-sol do carro e entra em ação 5 segundos antes e 15 segundos logo depois de uma batida ou frenagem brusca.

O equipamento por enquanto só está sendo comercializado no Japão. Custa o equivalente a 840 reais.

Black Eagle MD3000, a caixa-preta GPS
A empresa coreana Mercury também lançou um produto similar a este, o Black Eagle MD3000. É um sistema de GPS com “caixa-preta”. Além de gravar os segundos antes e depois de um acidente, também adverte ao motorista algum risco iminente de colisão.

O equipamento custa o equivalente a 1.200 reais.

Brasil não tem solução similar
Nenhum dos dois produtos tem previsão de lançamento no Brasil, mas vale a idéia para nossos engenheiros automotivos pensarem em alguma solução similar de baixo custo.


Texto: Gisele Galvão, da Equipe MotorClube.

Compartilhe esta notícia: