Matérias sobre Manutenção Automotiva - Preventiva
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5 dicas imperdíveis para não detonar o motor de seu carro!
publicado em 24/03/2010

A má utilização de seu automóvel causa o desgaste prematuro das peças do motor. Conheça regras básicas para não ficar na rua e evite prejuízos.

1 - Não permita, de maneira nenhuma, que o motor trabalhe em rotações muito baixas. Andar a 40 Km/h em quarta marcha, por exemplo, representa uma carga muito forte para o motor.

2 - Nunca ultrapasse o limite exibido no conta-giros. Ir além da faixa vermelha do limite  comprometerá a vida útil do motor e, em situações extremas, empenar válvulas, quebrar as bielas ou danificar o bloco do motor.

3 - Mesmo no inverno, não deixe o motor funcionando muito tempo para aquecer. A temperatura ideal é atingida mais facilmente com o carro em movimento. Basta dirigir com suavidade.

4 - Nunca abra a tampa do reservatório de água com o motor quente. Isso acaba despressurizando todo o sistema, gerando bolhas de ar que podem prejudicar a circulação da água e, em uma situação extrema, levar ao superaquecimento do motor.

5 - Os carros equipados com injeção eletrônica são mais sensíveis à água durante as lavagens. Por isso, evite limpar o motor com muita freqüência nos postos de abastecimento. A água sob pressão pode infiltrar nos terminais e sensores do sistema de injeção/ignição e bloquear o contato elétrico, impedindo o funcionamento.

Se a lavagem do motor for indispensável, em modelos com centrais eletrônicas instaladas dentro do cofre do motor, envolva-a com um plástico e não esguiche água sob pressão diretamente nestes componentes, evitando assim uma pane no veículo.


fonte: Fiat


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  • paulo

    Opinião do dia 3/6/2012 21:05:00 - claudio o pedal da frontier ficou duro do nada o q pode ser obrigado

  • Eduardo

    Opinião do dia 3/4/2012 05:47:00 - meu amigo, 20mil km ja ta na horaq de trocar algo neh, vc quer comrpar um carro e nao trocar nada seu mao de vaca parece um colega meu o Edilvan.

  • Flávio Figueiredo

    Opinião do dia 26/3/2012 15:53:00 - Tenho um gol pawer 2001/2002. Dirigia na rua quando houve pane elétrica total. Nada funciona. Sou único dono e nunca deu problema.( Há dois dias atrás mandei trocar amortecedores traseiros) o que pode estar acontecendo?

  • geilson

    Opinião do dia 27/2/2012 20:17:00 - OLA AMIGO, PODE TER ACONTECIDO 2 MOTIVOS PARA SEU CEICULO ESTÁ DESSE JEITO. 1 O CABO DA VELA DEVE ESTÁ COM POUCO DE FOGA, POIS A PRESSÃO DO JATO DE AGUA PODE TER OCASIONADO ISSO, REPARE SE ELE ESTÁ COM ALGUM INSTALO, POIS VAI MOSTRAR QUE FUGINDO CORRENTE. 2 E OUTRA, É QUE PODE TER MOLHADO ALGUMA VELA. VC DEVE LEVAR PARA UM MECANICO E EXPLICAR O ACONTECIDO, POIS ISSO ACONTECEU COMIGO.ESPERO TER AJUDADO VC

  • Luiz

    Opinião do dia 27/2/2012 02:00:00 - ola amigo! nao se deve ficar jogando agua, de jeito nenhum nesses motores modernos devido ter muitos componentes eletonicos. lavando o motor podemos ter um prejuiso enorme, entao cuidado lavar com muito cuidado e quando for preciso . e tambem nem pensar em lavar com motor quente.

  • Rene

    Opinião do dia 23/1/2012 00:34:00 - ola amigos comprei um gol g4 e ele tem apenas 22.000 km rodados!.. recentemente o levei para o lavador para uma lavagem completa inclusive o motor, só q depois disso ele começou a dar umas cortadas e agora ele esta falhando de vez..funciona como se estive quadrado,sem força,aceleraçao obstruida por algum motivo! ficarei muito grato com suas dicas! abraços a tds e fiquem com Deus.

  • Ivleg

    Opinião do dia 19/1/2012 02:02:00 - cara.. o problema do seu carro PODE SER no respiro do tanque!! tem um condensador de gases no sistema de combustível.. esse forte cheiro de gasolina deve-se ao fato de que o condensador do sistema de combustivel é danificado devido ao abastecimento exagerado ao encher o tanque, o popular "_enche até a boca por favor". isso faz com q esse condensador se encha de combustível toda vez q foi completado o tanque até a boca. uma vez q ele é feito para receber apenas gases de combustível e não o mesmo na fase liquida, ao invés de condensar os gases e voltar ao fundo do tanque, esses gases são eliminados diretamente na atmosfera, gerando assim o forte cheiro. vc deve trocar esse condensador para q o mal cheiro passe.

  • Ivleg

    Opinião do dia 19/1/2012 01:59:00 - cara.. o problema do seu carro é o respiro do tanque!! tem um condensador de gases no sistema de combustível.. esse forte cheiro de gasolina deve-se ao fato de que o condensador do sistema de combustivel é danificado devido ao abastecimento exagerado ao encher o tanque, o popular "_enche até a boca por favor". isso faz com q esse condensador se encha de combustível toda vez q foi completado o tanque até a boca. uma vez q ele é feito para receber apenas gases de combustível e não o mesmo na fase liquida, ao invés de condensar os gases e voltar ao fundo do tanque, esses gases são eliminados diretamente na atmosfera, gerando assim o forte cheiro. vc deve trocar esse condensador para q o mal cheiro passe.

  • joão nunes

    Opinião do dia 21/12/2011 02:30:00 - tenho um logam 2008/9 1.6 16v  e esta apresentando um cheiro de gasolina no interior do carro principalmente com o ar ligado mas não é sempre

  • RENATO

    Opinião do dia 2/4/2011 02:16:00 - TENHO UM OMEGA 95 NUNCA LAVEI O MOTOR POIS LAVAR MOTOR DE CARRO DANIFICA ALGUMAS PEÇAS SÓ LAVO SE PRECISAR DE VERDADE O CARRO ESTÁ COM O MOTOR SUJINHO MAS FUNCIONA QUE É UMA NAVE.

  • RICARDO

    Opinião do dia 25/12/2010 11:56:00 - Possuo um NOVO COROLLA 2010 automatico e na revisão de 20.000 km,informaram que seria necessario trocar o ESTICADOR DA CORREIA.Qual motivo levaria tal defeito surgir tão precocemente em um carro ,especialmente tratando-se de um TOYOTA?

  • marcos

    Opinião do dia 6/8/2010 02:59:00 - tenho um gol quadrado 95 1000 que ta com cheiro de gasolina muito forte nao tem vazamento nenhum oque eu poderia fazer para eliminar este cheiro grato desde ja.

  • josinaldo

    Opinião do dia 5/7/2010 08:13:00 - olá gente, meu pai comprou recentemente um gol g4 semi-novo, após várias trocas de marcha , a mesma ficou um pouco relachada, antes era mais justinha na hora de trcar, já fomos informados que se trata de uma espécie de calço que a deixa mais concentrada nas trocas, favor me esclarcer que poder .....

  • Emerson

    Opinião do dia 16/4/2010 07:50:00 - E ai galera, quando vcs forem lavar o motor dos VW, seja la qual for, coloquem um equipamento de mergulho e coletes salva vidas nele. Pq a VW foi a unica montadora,que ate meados de 2005 ainda usava distribuidor, coisa de gente atrasada por isso que mesmo em epocas de fortes chuvas eles acabam se ´´afogando´´ em qualquer poça d´agua, imaginem em uma boa lavada de motor... E ao colega Alex, a melhor coisa que se faz com carro problematico seja ele de qualquer marca, e passar a bomba pra frente.Cuidado, com freio nao se brinca.

  • Alex Pimenta

    Opinião do dia 14/4/2010 07:22:00 - Tenho um Gol g4, e desde que o comprei zero seu freio nunca foi bom. O ano dele é 2007, power, 1.6, motor AP. No primeiro ano ele foi diversas vezes para a concercionária e eles trocavam o hIdrovacuo e não melhorava em nada, Quando eu piso trÊs vezes ou mais no pedal de freio ele fica duro, é como se o carro estivesse sem freio. Somente em alguma marcha que o freio funciona mais ou menos. O que pode ser? obrigado.

  • S.Geraldo La-Cava

    Opinião do dia 2/4/2010 07:02:00 - Cleber, os motores AP 1.6 ou 1.8 Vw são duráveis, mesmo sendo bem exigidos, rodam cerca de 400 mil Kms sem qualquer retifica,porém se for 1.0 16 valvulas é necessário manutenção, principalmente no tocante a troca de óleo,correia dentada aos 50 mil Kms,inclusive o esticador da correia,pois empena as válvulas se ocorrer o defeito ,já no 1.6 ou 1.8 não empena valvulas no mesmo caso.O motor 1.0 16 V é menos durável..

  • S.Geraldo La-Cava

    Opinião do dia 2/4/2010 06:43:00 - Lave a seco, porém se o carro for utilizado em estrada de terra batida por longo periodo, lave o motor quando for vendê-lo para que fique com um novo aspecto,observando cuidados,principalmente de que o motor deve estar frio.

  • Emerson

    Opinião do dia 1/4/2010 09:10:00 - E ai Cleber, volta pro corsa rapido antes que essa bomba estoure na sua mao...

  • ZECÃO

    Opinião do dia 29/3/2010 09:22:00 - >> BOAS SUGESTÕES...!!!

  • Heverson Josué Secco

    Opinião do dia 29/3/2010 04:19:00 - Cleber, já verificou a válvula termostática do seu gol?

  • Cleber Bramorski

    Opinião do dia 6/8/2009 10:04:00 - Troquei de carro recentemente, tinha um Corsa e agora um Gol GIII, notei que o motor do Gol aquece muito mais rápido do que o do Corsa, estou preocupado pois posso acabar fundindo o motor do Gol. O que devo fazer?

  • Mario Jorge Reboucas Lopes

    Opinião do dia 26/3/2008 07:59:00 - Com relacao a lavagem do motor. Quanto a parte elétrica, a água pode fechar circuito por ser um condutor elétrico e isso pode ocorrer tanto internamente como tambem externamente (conectores molhados). Assoprar os componentes elétricos pode ajudar mas não garante que internamente o componente elétrico esteja sem água e umidade. Quanto a parte mecânica, o problema e que produtos químicos utilizados em lavagens de carros penetram em pecas rolantes com rolamentos lubricados com graxa. E isso se dá porque os produtos químicos são fortes o bastante para penetrar nos rolamentos causando o ressecamento dos mesmos. Por exemplo: Rolamentos do alternador, Rolamentos do tensor da correia dentada, Bomba d´agua, alem das demais borrachas como a própria correia dentada que é emborrachada pode ressecar e apresentar rachaduras. Em adição, nunca lave motor quente, pois o choque térmico causa outros danos ao motor. Eu acho que o melhor momento de lavar o motor é quando você vai fazer uma revisão/regulagem e daí você lava-o antes de ir ao mecânico.